Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

Solidariedade muda de lado na Câmara

O desgaste na imagem do presidente Jair Bolsonaro afeta a campanha do seu candidato à presidência da Câmara Federal. Ontem, a bancada do Solidariedade decidiu abandonar a candidatura do líder do PP à presidência da Casa, Arthur Lira (foto), AL, e apoiar o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP). O argumento foi de que o Legislativo precisa de independência para atuar na defesa da democracia, enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de um dos mais graves índices de desemprego da história do país

Anvisa deu um recado claro

A pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, ao comentar a liberação das vacinas pela Anvisa, foi taxativa: “é importante desmistificar, de uma vez por todas, essa enganação de tratamento precoce. Isso enganou tanta gente, fez vender tanto remédio desnecessário. A Anvisa fez um papel tão histórico quanto o objeto desse dia especial”.

Fernando Bezerra muda de posição

O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, declarou apoio à candidatura da colega de bancada Simone Tebet à presidência da Casa, em sua conta do Twitter, ontem. O presidente Jair Bolsonaro apoia a candidatura do mineiro Rodrigo Pacheco (DEM). Fernando Bezerra postou: “manifesto meu total apoio à candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência do Senado pelo MDB. Unido, o MDB, que possui a maior bancada no Senado, marcha junto com Simone, que reúne os predicados para liderar a Casa neste momento de grandes desafios que o país enfrenta”. Reguffe, do Podemos, também declarou voto em Simone Tebet (MDB) para a presidência do Senado.

Funed pode produzir vacina contra a Covid-19

A Fundação Ezequiel Dias, a Funed, pode começar a produzir vacinas contra a Covid-19. O secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, disse que Minas tem interesse em produzir imunizantes contra a doença. Segundo Amaral, Minas negocia com dois laboratórios: “Nós estamos em negociação com a Covax, que é uma vacina americana baseada em RNA, com uma tecnologia altíssima e nova e também estamos em negociação com uma vacina indiana, então é possível que a gente consiga que essas vacinas venham para o país. Aí elas precisam completar as fases de desenvolvimento e depois nós fazemos a ampliação. Essa ampliação já está no nosso planejamento, já fizemos dimensionamentos”. A produção não ocorreu em um primeiro momento, segundo o secretário, porque a Funed estava focada na produção da vacina contra a meningite C.

Sinais no horizonte

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto disse, que “o conjunto da obra” da conduta do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 pode “caracterizar crime de responsabilidade com suficiente gravidade para a decretação do impeachment”. Um grupo formado por juristas, artistas e diversos outros profissionais pediu que a Procuradoria-Geral da República ofereça denúncia ao STF para que Bolsonaro seja processado criminalmente em razão do atraso de um plano concreto da Federação para vacinação da população brasileira contra a covid-19. É assim, com novas pressões sobre o presidente Jair Bolsonaro que a semana começa.

“Isenção de responsabilidade”

Não bastassem os temores de muitos brasileiros em tomar a vacina contra a Covid-19, outra preocupação anda rondando as pessoas: a tal de “isenção de responsabilidade” solicitada por alguns laboratórios responsáveis pela produção das vacinas. Mensagens manifestando preocupação nesse sentido inundaram as redes sociais. Afinal, o que é a tal “isenção de responsabilidade”? Segundo especialistas, a solicitação dos laboratórios já era esperada e a “isenção de responsabilidade” significa que as empresas não poderão ser processadas por eventuais reações adversas com as vacinas. Os especialistas, porém, garantem que não há o que temer, pois as vacinas são seguras, passam por minuciosos testes clínicos e são aprovadas por uma comissão de cientistas extremamente rigorosa.