EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Orçamento secreto

O absurdo do orçamento secreto é o segredo do trânsito do nosso dinheiro do início ao destino. É difícil acreditar que a pilhagem foi feita sem controle e sem critérios. Pior absurdo é a desculpa infantil dos presidentes das Casas Legislativas para descumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF): impossibilidade fática e jurídica. Esquecem os ilustres que a transparência tem suporte constitucional. E, para coroar a indecência, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que muito provavelmente será candidato nas próximas eleições, se presta a esse papel. Com a desobediência pelo Congresso à decisão do STF, o que parecia estar ruim pode ficar muito pior.

Meirelles é o primeiro da equipe do programa de Doria

O pré-candidato à presidência da República, João Doria, PSDB, convidou Henrique Meirelles para integrar o núcleo de notáveis que devem atuar no programa econômico em 2022. Meirelles aceitou o convite e vai ocupar um dos seis lugares no time de Doria, que ainda terá mais dois homens e três mulheres. Meirelles conhece bem o funcionamento do governo. Ele foi ministro da Fazenda, no governo de Michel Temer, e foi presidente do Banco Central, na administração de Luiz Inácio Lula da Silva.

Equipe afinada ajuda no resultado em Minas

Aprendizado e resultados são fatores relevantes que o Secretário de Desenvolvimento Econômico de MG, Fernando Passalio, tem conseguido em sua passagem pelo governo de Minas. Chama a atenção, segundo ele, o alinhamento que as secretarias têm entre si e isso tem ajudado nos resultados que estão sendo apresentados. No primeiro ano, houve a tragédia em Brumadinho, a necessidade de se arrumar a Casa, as chuvas torrenciais que também atingiram o estado no primeiro ano do governo Zema, e depois veio a pandemia da Covid-19. Há uma visão no governo de fazer um bom governo. A atração de investimentos chegava a R$ 11 bilhões antes do governo Zema. Com todas essas intempéries, o governo Zema conseguiu atrair mais de R$ 150 bilhões nos últimos três anos. Minas saiu do anonimato do e-commerce para chegar a 30% do mercado. Pelo menos 25% dessas empresas estão em Extrema, no interior do estado. O estado é o maior produtor de latas de cerveja da América do S

INSS na penúria

Por falta de verba, o INSS está deixando de pagar por perícias médicas de segurados que solicitam benefícios em casos de acidentes. A falta de dinheiro tem levado a duas situações: a suspensão do pagamento dos benefícios às pessoas e casos de peritos que vêm aceitando trabalhar sem saber quando vão receber. Enquanto isso, o Congresso deita e rola com os recursos ilimitados do Orçamento Secreto.

O mercado e a realidade para os investidores

O economista e consultor Paulo Rabello de Castro, e o economista e analista da Toro Investimentos, Victor Lima, participaram ontem do terceiro painel do Conexão empresarial “Economia e agora?”, evento promovido pela VB Comunicação.  Victor Lima disse que um dos objetivos da Toro é quebrar essa ideia de que investimento é para pessoas muito inteligentes e ricas. Isso não é verdade, segundo ele, que observa que houve um aumento significativo de investidores nos últimos quatro anos, chegando a quatro milhões de CPFs de investidores neste ano. Mesmo com a descoberta por esses investidores dos atrativos oferecidos pela Bolsa de Valores, Victor Lima fala da sua preocupação, e do mercado, em relação a inflação, em especial com o aumento nos preços dos combustíveis e da energia, que pesam fortemente no aumento dos preços dos produtos.  Com os juros cada vez mais altos, com a Selic a 7,75% e podendo chegar a dois dígitos no ano que vem, esse cenário acaba assustando os investidores

Economia e agora?

Um ano após a primeira edição, o Conexão Empresarial abre espaço para mais um evento “economia e agora?  São dois dias de discussão da situação política e econômica brasileira, que busca se recuperar dos estragos causados pela pandemia da Covid-19. Os diretores da VB Comunicação, Gustavo e Paulo César Oliveira conduziram o debate, que foi iniciado ontem com a participação do vice-governador, Paulo Brant. O evento continua hoje, de 17h às 21h e tem o apoio do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Anglo American, Drogaria Araujo, Atlântico-Instituto de Ação e Cidadania, Fiat, Líder Aviação, Rede Mater Dei, RC Consultores, Sebrae Nacional e Usiminas.  Link   Economista por formação, Paulo Brant, entende que vivemos no Brasil, uma economia em recuperação, em função da situação de anormalidade dos últimos meses. A economia está retomando. A inflação ultrapassa dois dígitos e para ele, isso é uma preocupação.