Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

Câmara engaveta há mais de 1700 dias PEC que acaba foro privilegiado

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) continua na batalha para que a Câmara paute sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do foro privilegiado. A proposta foi aprovada no Senado em 2017 e, só um ano depois, uma comissão especial da Câmara passou a analisar a PEC. De lá para cá, não houve qualquer evolução. Já são 1730 dias, que correspondem há quase 4 anos sem votação da PEC.

Queda na produção preocupa industriais mineiros

Sondagem industrial de Minas Gerais de outubro mostra queda na produção e do número de empregados. Os níveis de estoques das indústrias encerraram o mês abaixo do planejado pela 18ª vez seguida, e a utilização da capacidade instalada foi inferior à usual para outubro. As perspectivas dos empresários para os próximos seis meses foram positivas pela 17ª vez consecutiva. Contudo, eles mostraram menor otimismo quanto à demanda, à compra de matérias-primas e ao número de empregados pelo terceiro mês seguido, e as intenções de investimento voltaram a cair. Para os economistas da Fiemg, os resultados refletem as dificuldades que o setor industrial vem enfrentando, como a escassez e o encarecimento de insumos e matérias-primas em vários segmentos, o que continua prejudicando a disponibilidade de estoques e as vendas.

Necessidade de trabalho colaborativo

Agraciada com a medalha do Mérito Legislativo, homenagem concedida pela Assembleia Legislativa, a reitora da UFMG Sandra Goulart buscou inspiração em Guimarães Rosa. Segundo ela, “Minas são muitas e tão grandes os desafios que temos pela frente. Mas são muitas as potencialidades de um estado que é síntese do Brasil”. Sandra Goulart, que busca a reeleição na Universidade Federal de Minas Gerais falou que durante a pandemia da Covid-19, “se há algo que aprendemos nessa pandemia é a necessidade de um trabalho colaborativo e cooperativo entre pessoas, instituições, governos e países”. Ela disse que tem a utopia compartilhada de que Minas Gerais ocupe lugar de destaque como centro de referência na ciência, na educação, na cultura e na saúde. 

Os indicativos da economia

As bolsas internacionais iniciaram esta semana em tom positivo, apesar das crescentes preocupações sobre a pandemia na Europa. Por outro lado, a temporada de resultados do terceiro trimestre, que já se aproxima do fim no exterior, tem motivado novas máximas históricas conforme os números têm superado as estimativas. Nesta segunda, a Zoom, que chegou a subir 400% no pico da pandemia, apresenta seu balanço. No Brasil, a semana deve ser marcada pelas discussões sobre a PEC dos Precatórios. Ontem, começou o debate sobre a proposta no plenário do Senado. A Áustria entrou em confinamento contra covid, uma medida severa que desatou protestos no país no fim de semana, bem como na Bélgica e na Holanda, onde houve manifestações contra as restrições.

Lula espanta os europeus

Além de irritar os bolsonaristas, a viagem do ex-presidente Lula à Europa acabou provocando perplexidade entre seus pares no velho continente. Mesmo na imprensa esquerdista de lá, houve crítica severa ao seu olhar antiquado sobre economia e ‘avanços’ sociais. Para os analistas, esse atraso não é apenas da esquerda brasileira, mas de toda a América Latina – ainda atrelada à filosofia de Fidel Castro. Vide Daniel Ortega, na Nicarágua, e Nícolas Maduro, na Venezuela. No resto do mundo, esse modelo já está morto e sepultado.

MDB decide sobre candidatura de Simone Tebet

O MDB pretende realizar uma reunião com membros da executiva nacional para definir sobre os rumos que o partido irá tomar nas eleições do ano que vem. Uma das possibilidades é o lançamento da candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República. A parlamentar ganhou destaque no cenário nacional com a sua participação na CPI da Covid do Senado e alguns emedebistas acreditam que a participação dela no processo eleitoral será importante para o partido negociar com outras legendas. O presidente do partido, Baleia Rossi, deve agendar a reunião para definir sobre o assunto até o final de novembro e início de dezembro.