Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação
Em dia com a Notícia

Sabatina de André Mendonça sem data

Uma das vítimas dos ataques do presidente Jair Bolsonaro à Constituição e ao Judiciário é o ex-advogado-geral da União, André Mendonça. Indicado a vaga no Supremo Tribunal Federal no lugar do ex-ministro Marco Aurélio Mello, André Mendonça aguarda desde julho a análise do Senado para que ele possa ocupar o cargo. O responsável por agendar a sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça é o senador Davi Alcolumbre, que até agora não marcou a data da conversa.

Novo código eleitoral na pauta

Previsto para entrar na pauta de votação amanhã no plenário da Câmara, o projeto que trata do novo código eleitoral. O projeto é polêmico e um dos pontos mais criticados diz respeito á proibição de pesquisas eleitorais a partir da última sexta-feira que antecede ao pleito. Um dos autores do texto, o deputado Lafayette Andrada, Podemos, entende que a proposta é importantíssima, porque ele faz uma ‘limpeza’ em toda a legislação e pacifica várias questões que em todas as eleições são objeto de discussões judiciais.

Prefeitos não querem moradores pagando pedágio

Prefeitos das cidades atingidas pelo rompimento da barragem em Mariana querem que parte dos recursos do acordo com a Samarco, que está sendo pleiteado pelo Ministério Público estadual e pelos municípios, seja utilizada para isentar moradores dessas cidades do pagamento de pedágio na BR-381 quando ela for duplicada, pelo período de 30 anos, que é a duração da concessão. O edital de licitação foi lançado na semana passada. No próximo dia 14, os 39 prefeitos dessas cidades irão a Brasília para uma conversa com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, DEM, para entregar uma carta em que eles reivindicam isenção de pedágio na BR-381 e, também, na BR-262 a partir da utilização de recursos do acordo. Pela proposta do governo serão 11 pedágios em Minas e no Espírito Santo.

Crise pode ser pior em 2022

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), setor que é uma espécie de termômetro da economia brasileira, espera uma crise hídrica e energética para 2022 pior ainda do que a deste ano. O presidente da entidade, José Velloso, falou que no ano que vem a expectativa é de que as chuvas continuem abaixo da média histórica devido ao fenômeno climático El Niña. Apesar do cenário preocupante, ele acredita que ainda dá tempo para as autoridades competentes trabalharem para aperfeiçoar a distribuição de energia elétrica no país.

Caminhoneiros ignoram pedido de Bolsonaro e mantém bloqueio de estradas

O bloqueio das estradas promovido pelos caminhoneiros entra no segundo dia consecutivo, nesta quinta-feira (9) em 15 estados: Bahia; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Maranhão; Minas Gerais; Pará; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Rondônia; Roraima; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins. Os manifestantes ignoraram o pedido do presidente Jair Bolsonaro, que gravou um áudio afirmando que a paralisação das vias “atrapalha a economia”, prejudicando “todo mundo, em especial, os mais pobres”. Na maior parte dos pontos de interdição, somente carros pequenos, cargas de alimentos perecíveis e automóveis de emergência estão com a passagem liberada.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: