Em decisão unânime, executiva do DEM expulsa Rodrigo Maia do partido
O Democratas decidiu expulsar do seu quadro de filiados o deputado federal e ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ). Após reunião realizada na segunda-feira (14), a Executiva Nacional do partido decidiu, por unanimidade de votos, que Maia cometeu infração disciplinar, segundo informou o DEM, em nota oficial. A relação entre Rodrigo Maia e o DEM, presidido pelo baiano ACM Neto, tem se desgastado desde o primeiro mandato dele no comando da Câmara dos Deputados, cargo que exerceu por quase cinco anos. Após Maia deixar a Presidência no início de 2021, o partido passou a julgar a expulsão. No seu último discurso como presidente da Câmara, Maia chegou a anunciar que abandonaria o partido.
Terceira via
Os presidentes do MDB, PSDB, DEM, Novo, Cidadania, PV, Solidariedade e PSL tiveram um encontro ontem para discutir pontos em comum entre eles, que podem ajudar a construir uma terceira via nas eleições do ano que vem. A ideia é a de encontrar um nome que possa fazer frente as candidaturas do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula. Ninguém imagina sair desse encontro com nome algum, mas com uma unidade mínima. A conversa será durante um almoço, em Brasília.
Presidente da Câmara define relator da Reforma Tributaria
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (foto), PP-AL, afirmou ontem que os relatores da reforma tributária serão definidos até o final desta semana. O Projeto de Lei, institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou ontem eleições para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ramon Tácio foi eleito desembargador membro substituto, Marcelo Salgado foi eleito para juiz efetivo e Adilson Cláves de Resende para juiz substituto do Tribunal.
Governador do Amazonas não foi e CPI não recorreu como prometido
A CPI da Pandemia reagiu com “indignação” à decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir o governador do Amazonas, Wilson Lima escolher se atenderia ou não à convocação para depor. O presidente da comissão, senador Omar Aziz, político do Amazonas, prometeu recorrer do habeas corpus concedido pela ministra Rosa Weber, mas, até agora, nada. O governador não compareceu e a CPI não recorreu da medida. À noite, a assessoria do STF disse não haver “localizado” o recurso da CPI. Lima alegou que precisava “estar junto da população” após os ataques de bandidos em Manaus, após a morte de um chefe do tráfico.
Pandemia vai definir candidatura de Kalil
Candidatíssimo ao governo de Minas, Alexandre Kalil (foto) avisa que dependendo da situação da pandemia na cidade ele pode mudar de ideia. Ele disse que não pretende entregar a cidade como um pandemônio, porque esse não é o seu estilo. Além disso, ele argumenta que não é hora de fazer campanha e quem está fazendo barulho desesperadamente está arrancando só um empate, ao se referir a disputa nacional entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.
Câmara abre inscrições para o prêmio Brasil Mais Inclusão 2021
A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados abre nesta quarta-feira (16) o prazo para indicações ao Prêmio Brasil Mais Inclusão 2021, destinado a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados e municípios) e personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam especial destaque na inclusão de pessoas com deficiência.
Cada deputado e senador pode indicar um concorrente até o dia 30 de junho.
O Prêmio Brasil Mais Inclusão é composto por duas categorias:
⦁ Mérito João Ribas | concedido a empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público;
⦁ Mérito Darci Barbosa | concedido a personalidades e entes federados.
Os agraciados são eleitos por um conselho deliberativo composto por membros da Mesa Diretora, integrantes titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados.
A escolha dos vencedores será realizada no dia 14 de julho; e a solenidade de entrega dos prêmios está marcada para 1º de dezembro.
Os dez vencedores do “Prêmio Brasil Mais Inclusão” são contemplados com diplomas de menção honrosa. A Câmara dos Deputados não concede prêmio pecuniário e não se responsabiliza por despesas de deslocamento, hospedagem ou transporte dos vencedores. (Agência Câmara)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)