Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

Sonho de Eike Batista vira pó

O sonho do empresário Eike Batista de ser o homem mais rico do Brasil e do mundo virou mesmo pó.  A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência da MMX, mineradora comandada por Eike Batista. Os desembargadores julgaram ilegal uma liminar, de 2019, que suspendeu o processo de falência. A ordem havia sido dada pela 4ª Vara Empresarial do Rio. Os magistrados não concordaram com os argumentos apresentados pela própria MMX, de que investidores chineses aportarão recursos nas empresas suficientes para recompor financeiramente a mineradora. (BlogdoPCO)

Trampolim político

Qual será o futuro da cidade de São Paulo? Continuará sendo apenas um trampolim político para o prefeito da vez ou para terceiros? Tudo o que ouço a respeito do novo prefeito é sobre como ele vai participar, e que apoio vai dar, na disputa eleitoral para governador e para presidente da República em 2022. Porém é bom não esquecer que a cidade de São Paulo tem problemas gigantescos, e dedicação exclusiva para resolvê-los seria a primeira (e única) missão de um prefeito. O tempo vai dizer, mas não começa bem.

Privatização meia-boca

Defensor do estado mínimo, o empresário Salim Mattar, não esconde a decepção com o texto aprovado pelos deputados federais para a privatização da Eletrobras. Ele considera a “privatização meia-boca”. O entendimento é o de que os três pontos principais que inviabilizariam a privatização foram retirados, mas algumas polêmicas ficaram, como o de condicionar a operação à contratação de energia em térmicas, que é mais cara e terá um custo maior para o consumidor. 

Aliados querem Salles longe do governo

A crise provocada no governo com as denúncias contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, preocupa aliados do presidente Jair Bolsonaro, que passaram a defender o afastamento temporário de Salles, até que as acusações contra ele sejam esclarecidas. A argumentação é a de que esta seria uma forma de preservar o presidente, caso algo de mais grave seja confirmado. A PF deflagrou na quarta-feira uma operação que teve como alvo o ministro do Meio Ambiente, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, e outros servidores da área. A acusação é que o ministério e o Ibama afrouxaram regras de exportação de madeira para facilitar a venda de produto de origem ilegal.

Privatizações começam

Não faltam argumentos no governo para a privatização da Eletrobras. O secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, disse que manter a Eletrobras como uma empresa estatal traz risco para as contas públicas e para o setor elétrico. Para ele, “a manutenção da Eletrobras como uma empresa estatal representa um risco não só do ponto de vista fiscal, porque a empresa demanda capitalizações para que mantenha sua capacidade de investimento, mas um risco para o setor, porque o governo tem restrições muito profundas para continuar fazendo os aportes necessários para manter os investimentos”. Ele também avisou que o governo “eventualmente não vai conseguir manter os investimentos” na Eletrobras. A privatização da companhia foi aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado.

Vacina da UFMG seria mais eficaz contra variantes da Covid

possibilidade de fabricação de uma vacina mineira mais eficiente contra a Covid-19 e suas variantes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2022, deixou os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esperançosos, durante visita realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na manhã de sexta-feira (21/5). A deputada Beatriz Cerqueira (PT) e os deputados Bartô (Novo), Coronel Henrique (PSL) e o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) foram recebidos no Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da UFMG, onde assistiram apresentação do coordenador do Centro de Pesquisas, Ricardo Tostes Gazzinelli. Eles também tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios, onde está em fase de desenvolvimento a SpiNTec, vacina contra a Covid-19 produzida pelos pesquisadores mineiros em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Ciência e Tecnologia. De acordo com o pesquisador, a vacina apresentou resultados muito animadores em animais, por ser muito eficiente em estimular o sistema imunológico, incluindo níveis altos de anticorpos e de resposta de linfócitos T. Ela também seria mais eficiente contra as variantes da Covid-19 que as vacinas atuais, por usar proteína recombinante. “A proteína N não é tão exposta, por isso não é tão sujeita às mutações”, explicou. (Portal ALMG)