Comissão vai discutir atraso na entrega de ingrediente para produção de vacinas
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados de enfrentamento à Covid-19 debate hoje (20), a partir das 14horas, a falta e o atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas. A reunião será no plenário 8 e poderá ser acompanhada de forma interativa pelo e-Democracia.
Foram convidados para o debate:
– o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas;
– o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde
da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger;
– representante da Embaixada da China no Brasil;
– representante da Embaixada da Índia no Brasil;
– representante do Ministério da Saúde; e
– representante do Ministério de Relações Exteriores.
Obstáculos à importação
O debate atende requerimento dos deputados Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), respectivamente presidente e relatora da comissão. Zanotto lembra que, sem capacidade tecnológica para produzir os IFAs em território nacional, o Brasil depende de contratos internacionais, em especial com a Índia e a China, para garantir a continuidade da vacinação no País. “Contudo, sabemos que questões como a alta demanda global por imunizantes se somam aos obstáculos para a importação desses produtos”, observam os parlamentares no requerimento em que pedem o debate. Carmen Zanotto lembra que um lote de 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) é aguardado e ainda não foi liberado pela China. Esse lote é suficiente para a produção de cerca de 18 milhões de doses, segundo informou a deputada. (Agência Câmara)
Deputado cobra de prefeito e é chamado de vagabundo
O desabafo de um prefeito em resposta a cobrança de um deputado federal mineiro em relação ao uso dos recursos durante a pandemia da Covid-19, ganhou as redes sociais. Em resposta a cobrança, o prefeito gravou um áudio xingando o parlamentar. “Nós temos que dar um basta num vagabundo desses aí, rapaz. Esses caras agora, véspera de eleição, vão querer fazer onda em cima da gente, que já está todo rebentado, né, como prefeito? Aí vem uns mané desses aí, rapaz, se achando o bonzão (sic). Não fizeram p… nenhuma aí, não ajudaram nenhum município e agora querem fazer gracinha em cima de prefeito”. O prefeito que se disse ameaçado e acuado é o de Coronel Fabriciano, Dr Marcos Vinícius, PSDB, e o deputado federal mineiro que escreveu a carta cobrança aos prefeitos é Leo da Motta (PSL).
Guedes quer sair do governo (?)
O ministro Paulo Guedes já chegou à conclusão de que não emplacará as reformas que tanto anunciou, como as privatizações, que eram um dos seus sonhos. Ele levou o empresário Salim Mattar para o governo com esse objetivo, mas ele logo viu que não seria possível e realmente não aconteceu. Guedes, que se acha o tal, diz que agora seu objetivo é “entregar um país democrático” – será que ele é o presidente? Se houver um segundo mandato de Bolsonaro, ele diz que não ficaria mais no governo. Ninguém que ouviu acreditou…
O tour de Bolsonaro pelos estados
As pesquisas de opinião e os erros cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Civid-19 parecem não abalar o seu otimismo em relação as eleições de 2022. Ele tem dito aos seus aliados que pretende eleger 26 dos 27 governadores. Ele pretende fazer um tour pelos estados defendendo os seus candidatos, deixando claro quem estará com ele nas eleições do ano que vem.
Ex-senador Casildo Maldaner morre aos 79 anos
O ex-senador por Santa Catarina Casildo Maldaner (MDB) morreu na noite desta segunda-feira (17) aos 79 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde o domingo (16) no Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Em 2018, o político se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que o tumor havia voltado. Ele passou mal de sábado para domingo e foi levado ao hospital em estado grave. Além de senador, Casildo Maldaner também foi governador e vice-governador de Santa Catarina, deputado federal, deputado estadual e vereador nos mais de 50 anos de carreira política. Natural de Carazinho (RS), Casildo Maldaner se mudou com a família aos dois anos de idade para Modelo, no Oeste de Santa Catarina, município onde, em 1962, aos 20 anos, foi eleito vereador.
Senadora que foi para a Disney na Black Friday, quer ir para China na nossa conta
Senadora Kátia Abreu é internada em São Paulo por complicações da Covid-19. Kátia Abreu, que foi para a Disney na Black Friday, quer ir para China na nossa conta. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil. A China tem embaixador em Brasília e o Brasil embaixador em Pequim, e até chefes de Estado e de governo há 14 meses realizam reuniões por videoconferência, mas a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) decidiu obrigar o pagador de impostos a bancar sua viagem de 16.600 quilômetros para a capital chinesa, a fim de supostamente “negociar” a compra de vacinas. Como se tivesse representatividade e meios para realizar a proeza. A viagem não deve dar resultado, mas o passeio garantirá ótimas fotos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)