Rodrigo Maia pede desfiliação do DEM e deve ir para o PSD
O deputado federal Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara Federal, enviou na tarde de ontem (14), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido de desfiliação do Democratas, por justa causa. Esse é um dos motivos previstos na legislação para troca de partido sem que haja perda de mandato por infidelidade partidária.
Newtinho fica na presidência do MDB
A executiva nacional do MDB decidiu ontem que o deputado federal Newton Cardoso Júnior continua na presidência do MDB-MG. Mas haverá um rearranjo nos cargos e na composição da executiva estadual, que serão definidos por acordos políticos entre as diferentes alas partidárias, “de forma democrática e plural”. Mas esse não será um relacionamento fácil, já que a 1° vice-presidência deve ser ocupada pelo deputado federal, Hercílio Diniz, e o secretário de governo da prefeitura de Belo Horizonte, Adalclever Lopes, permanecerá no cargo de tesoureiro. Os dois são do grupo de oposição à Newtinho.
Policia Federal enviou inquérito contra Toffoli ao STF
A Polícia Federal enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de abertura de inquérito sobre o ministro Dias Toffoli. A solicitação se baseia em delação premiada do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB). Ele disse que Toffoli recebeu R$ 4 milhões em troca de favorecimento em processos sobre dois prefeitos do Estado do Rio de Janeiro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Toffoli atuou na Corte eleitoral de 2012 a 2016. A delação foi homologada pelo ministro do STF Edson Fachin.
Trabalho de Paulinelli é reconhecido no legislativo mineiro
O ex-ministro Alysson Paulinelli, que teve seu nome apresentado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz neste ano pelo seu trabalho desenvolvido na agricultura, esteve anteontem conversando com os deputados estaduais mineiros. Paulinelli é conhecido por ter modernizado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba). Paulinelli foi homenageado pelo deputado Antônio Carlos Arantes, que disse que os programas desenvolvidos por ele possibilitaram que terras antes improdutivas, como as do cerrado, se tornassem terras agrícolas.
Ajudando a ajudar
Para mudar uma realidade que acontece no Brasil, o senador Antônio Anastásia PSD, faz uma reflexão sobre a diferença de ação dos países afetados pela pandemia da Covid-19. Segundo o senador mineiro, “como no Brasil, nos Estados Unidos, diversas atividades do comércio e dos serviços foram fechadas. Mas lá, ao contrário daqui, em poucos dias surgiram mais de 500 fundos filantrópicos emergenciais (lá chamados de ‘relief funds’) para apoio à comunidade e ao comércio local”. Já no Brasil, Anastásia disse que “infelizmente, a criação dessas entidades ainda é burocrática e demorada. E acaba inviabilizando a própria ideia de ‘socorro imediato’. Há pessoas necessitando de auxílio. Há outras querendo ajudar. Mas a burocracia muitas vezes impede essa ponte”.
Puxadores de votos
Não é apenas o MDB que decidiu renovar até o ano que vem os mandatos nos diretórios estaduais. No PSDB a história se repete. O deputado federal Paulo Abi-Ackel (foto) continua na presidência do partido, que tem 526 representações municipais, com 87 prefeitos, 66 vices e 723 vereadores o que indica alta capilaridade em todas as regiões do estado. Apesar da representatividade do partido, há uma dificuldade, não só do PSDB, mas de praticamente todas as legendas em formar a chapa proporcional para as eleições do ano que vem. Sem as coligações, faltam nomes para puxar votos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)