Anastasia comemora vitória das mulheres nas eleições em Minas
O senador Antônio Anastasia, do PSD, comemorou a vitória de três mulheres nas quatro cidades mineiras em que houve o segundo turno das eleições. Segundo ele: “muitas importantes cidades de nosso estado serão governadas por mulheres a partir de 2021. Desejo aos eleitos uma gestão de muito sucesso e muitas conquistas, nossas cidades merecem. Quero cumprimentar as prefeitas eleitas. Parabéns!”.
Fenômeno esquisito
São Paulo tem maior abstenção em 2º turno desde 1988, chegando a quase 30% dos eleitores aptos a votar. Somados aos 14% de nulos e brancos, surge a grande indagação: porque quase 50% dos eleitores não se dispuseram a votar em dois nomes que chegaram ao segundo turno? Está aí uma pergunta sobre a qual devem se debruçar os cientistas políticos.
Fracasso do PT nas urnas vai para a conta de Lula
A semana começou tensa entre os petistas devido ao resultado pífio do partido nas eleições municipais deste ano. Sem eleger nenhum prefeito de capital e sem o apoio da militância, que migrou para outros partidos de esquerda, principalmente o PSOL, como aconteceu em São Paulo, a fatura desse fracasso foi colocada na mesa para ser paga pelo ex-presidente Lula e pela presidente do diretório nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Uma das críticas feitas pela cúpula do partido é a de que a estratégia eleitoral adotada foi toda errada, os partidos aliados foram deixados de lado para que o PT usasse o horário político para defender Lula é de que esse preço seja ainda mais alto em 2022.
PSD e DEM crescem em Minas
O PSD é o partido que governará o maior número de habitantes no Estado, o equivalente a 4,5 milhões, ou quase 21% da população, seguido por DEM, PT, PP e PSDB. Além de eleger Alexandre Kalil em Belo Horizonte, o PSD reelegeu em Betim, Vittorio Medioli e em Santa Luzia, o Delegado Christiano Xavier, além de outras 75 prefeituras. O Democratas também cresceu no Estado, com a eleição de 84 prefeitos. O PT, que teve um desempenho ruim no primeiro turno, conseguiu eleger duas mulheres em cidades importantes no segundo turno. Marília Campos foi eleita em Contagem e Margarida Salomão em Juiz de Fora. As duas cidades somam 1,8 milhão de habitantes, ou 8,59% da população. O Progressistas vem a seguir com a vitória de Odelmo Leão em Uberlândia, conquistando no total 1,6 milhão de pessoas e o PSDB vai ficar com 7,57% da população, garantidos com a eleição de André Merlo, em Governador Valadares.
Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém
Passadas as eleições, os políticos voltam a centrar o foco em um tema urgente: a alta da covid-19 nas cidades brasileiras. Com a reabertura tendo aglomerações e desrespeito às regras, como uso de máscara, o Brasil pode chegar a uma segunda onda sem sequer ter saído concretamente da primeira, dizem especialistas. Ao menos 12 capitais registram alta de casos, segundo o InfoGripe/Fiocruz, com a doença avançando também para o interior. Já sete capitais têm taxa de ocupação de UTIs acima de 80%, e há crescimento tanto na rede pública quanto privada. Um dos primeiros reflexos pode veio nesta segunda-feira, quando o governo de São Paulo anunciou como o estado vai proceder com a quarentena a partir de agora. Vários prefeitos e governadores já afirmam que podem voltar a implementar algumas restrições.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)