Os eletrodomésticos lideram a intenção de compras por categorias de produtos dos consumidores online durante a Black Friday deste ano segundo uma pesquisa divulgada pelo Cuponomia, portal que reúne cupons e cashback no e-commerce. A categoria de obteve 40% das intensões de compras. Seguido por Moda, com 32% e; Informática, em terceiro lugar, com 29%.
Para o diretor de Marketing da responsável pela pesquisa, Ivan Zeredo, os números revelam uma tendência clara: a Black Friday se expandiu para além de um único dia de promoções. “Os consumidores estão cada vez mais antecipando suas compras, buscando oportunidades nas chamadas Black November e Black Week. Isso reflete não só a expectativa por descontos, mas também a estratégia das marcas em estender suas ofertas a um período maior que pode englobar, inclusive, o período pós-Black Friday”, afirma Zeredo. Segundo o executivo, a previsão otimista para 2023 se justifica na mudança de comportamento do mercado online, onde os consumidores estão na expectativa por ofertas o que impulsiona o faturamento antes da data oficial.
Intenção de compra, métodos de pagamento e canais
A intenção de compra pela internet e a aderência às promoções e aos descontos para este ano seguem apresentando bons números. O levantamento aponta que 60% dos consumidores entrevistados efetuaram compras online no período, em 2022, e 92% afirmaram que planejam fazer alguma compra na Black Friday este ano. A pesquisa revela ainda que 50% dos usuários do site que pretendem gastar na data são do sexo feminino e 50% do sexto masculino. Adultos de 35 a 45 anos (33%) e de 26 a 34 anos (23%) compõem o primeiro e o segundo lugar da análise por faixa etária.
Segundo o levantamento, o cartão de crédito ainda é o método preferido na Black Friday, e é a opção de 74% dos entrevistados. Seguido por 20% que devem optar pelo pagamento via débito ou PIX, um crescimento significativo em relação ao ano anterior. O canal mais utilizado será novamente o smartphone (84%).
Natal
Antecipar as compras de Natal durante a Black Friday é uma estratégia cada vez mais adotada pelos consumidores. Mais de 66% das pessoas planejam utilizar essa oportunidade para adquirir presentes natalinos.
“Essa tendência reflete a busca por melhores preços e a vontade de garantir os presentes antes que os estoques acabem, assegurando não apenas economia, mas também a certeza de encontrar os itens desejados”, afirma o executivo.
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