A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início, na sexta-feira (21), ao ciclo de palestras “Juizado em Ação”, com a apresentação do tema “Uma visão prática dos juizados especiais”, no auditório do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte.
O objetivo do evento é capacitar participantes na identificação de aspectos a serem melhorados na prestação jurisdicional e no aprofundamento do conhecimento acerca de assuntos trabalhados diariamente no Juizado Especial de Belo Horizonte.
A mesa de honra da palestra foi composta pela coordenadora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais, juíza Raquel Discacciati Bello; pela juíza do 5° Juizado Especial Cível de BH Beatriz Junqueira Guimarães; pelo diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas; e pelo servidor do Juizado Especial Leandro Filipi Silva Zolini.
A juíza Raquel Discacciati falou sobre o ciclo de palestras “Juizado em Ação” e agradeceu o apoio da Ejef na realização do projeto: “Além desta palestra de hoje, já temos outras cinco planejadas, que vão acontecer no decorrer do ano, todas voltadas aos temas que são relativos ao nosso dia a dia no Juizado Especial, com intuito de serem práticas e que ajudarão nas reflexões e no nosso trabalho”, disse.
A magistrada também agradeceu à juíza Flávia Birchal de Moura, presidente da Turma Recursal de Jurisdição Exclusiva de Belo Horizonte, Betim e Contagem, que foi idealizadora do projeto, quando coordenou os Juizados Especiais.
A palestra “Uma visão prática dos juizados especiais” tratou de temas como a estrutura administrativa dos juizados especiais; posturas e vocabulário adequados; e o comportamento em atendimentos e audiências.
“A ideia é melhorar a prestação jurisdicional apresentando uma visão geral do Juizado Especial. A ideia é que seja uma palestra informal e dinâmica, na qual passamos orientações gerais, até mesmo para quem já é mais antigo de casa”, disse a juíza Beatriz Junqueira, que palestrou ao lado do servidor Leandro Zolini.
Para Iácones Batista, o ciclo de palestras ocorre em um momento especial: “É muito importante para aprofundarmos os conhecimentos das rotinas de trabalho, não só aqui na Comarca de Belo Horizonte, mas em todas as comarcas do Estado. A gente vê como muito oportuno esse momento, porque, no mês de setembro deste ano, celebraremos os 30 anos da Lei nº 9.099, a Lei dos Juizados Especiais”. (TJMG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)