EDUCAÇÃO NOTA 10 | Escolas públicas municipais de Montes Claros avançam no Ideb - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EDUCAÇÃO NOTA 10 | Escolas públicas municipais de Montes Claros avançam no Ideb

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 apresentado pelos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Montes Claros recebeu nota 6,5. Esses números são superiores à média nacional das redes municipais, que ficou em 5,8. Também foi superior à média das redes estaduais do Brasil (6,0), inclusive superando as redes estaduais de Minas Gerais (6,2).

Já os Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Montes Claros receberam a nota de 5,2 pontos. Comparativamente, é superior às redes municipais das cidades brasileiras (4,6). Também supera as redes estaduais do Brasil (4,9) e a rede estadual de Minas Gerais (4,6). Por fim, apresenta nota superior em relação à rede estadual (4,9) de Montes Claros.

Frente ao período da pandemia de Covid-19, em que os dados educacionais do Brasil alarmaram a população, inclusive com a estimativa de que a defasagem de aprendizagem seria superada somente após 10 anos, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros vem investindo na melhoria do ensino dos estudantes, dotando o Sistema com diversas estratégias educacionais. Com isso, foi possível reverter aquela triste realidade, apresentando avanços significativos na aprendizagem dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

No cenário pós-pandemia, os estudantes dos Anos Iniciais das escolas públicas municipais conseguiram avançar, não somente retomando o curso normal de sua aprendizagem, mas ampliando-a em 3 décimos, ou seja, o Ideb passou de 6,2 em 2017 para 6,5 em 2023. 

A Prefeitura investe aproximadamente R$ 10.851,56 por aluno, ou seja, um crescimento de 65%, enquanto o crescimento no Estado de Minas Gerais foi de 58%. Ações como o monitoramento da aprendizagem dos alunos, que visou verificar sistematicamente a aprendizagem na leitura, escrita e matemática, a intervenção pedagógica com aulas ministradas no contraturno ou pós-horário, tanto pelo próprio professor regente de turmas dos 5º e 9º anos quanto por outros professores, a sequência de formação continuada para professores com foco nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática, bem como a oferta de videoaulas e simulados com conteúdos práticos voltados para os descritores foram promissoras para o aumento do Ideb. Outras ações, tais como o combate à evasão e a evolução do fluxo (aumento na taxa de aprovação) evidenciam intervenções pontuais que contribuíram para o bom êxito dos estudantes. Pois, quanto maior as notas, maior aprendizado, e quanto maior o valor do fluxo, maior a aprovação.

A nota de 6,5 no Ideb indica qualidade na educação, pois o Ideb é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento. Em Língua Portuguesa e Matemática, a pontuação dos estudantes do Sistema Municipal está entre 250 e 274 pontos, o que demonstra habilidades de identificar opinião e informação explícita, reconhecer a finalidade, relação de causa e consequência e inferir assunto principal e sentido de expressão em diversos gêneros textuais, reconhecer polígonos, resolver problemas das quatro operações, proporcionalidade, interpretar dados em tabelas e comparar gráficos.

Portanto, observa-se que nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o avanço da aprendizagem dos alunos foi de 3 pontos, e dos anos finais 6 pontos, de 2017 a 2023.