Nessa quarta-feira (5) foi comemorada, no mundo inteiro, a importância de um profissional fundamental na formação do indivíduo, o professor. O Dia Mundial dos Professores foi instituído em 1994, pela Unesco, e tem como objetivo lutar pela formação e valorização desse profissional vital para a educação. Segundo o ANFOPE (Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação), a ausência de políticas públicas que reconhecem o trabalho cheio de desafios dos professores, que deveriam proporcionar melhores condições de trabalho, planos de carreira e compensação salarial, tem feito com que a vontade de exercer essa profissão, por parte das pessoas, tenha diminuído.
A figura do professor está presente em muitas fases da vida de uma pessoa. Ao ser introduzida na escola, a criança já convive com educadores que lhe ensinam as primeiras informações importantes, como ler e escrever, compreender formas geométricas, desenhar, e ainda é, além dos coleguinhas, um grande amigo do pequeno aluno.
O estudante vai crescendo e nesse meio tempo, diferentes professores participam desse processo. É normal que conforme a cada nova etapa que surge, tenha aquela professora que “pega no pé”, a aula favorita daquele professor brincalhão que a turma inteira gosta, ou até aquele que ama colocar pegadinhas nas provas para testar a atenção do aluno. O fato é que o desejo desses profissionais, seja nos anos iniciais, ensino fundamental ou no ensino médio, é ajudar esse indivíduo a buscar um futuro brilhante por caminhos que somente a educação proporciona. Formar cidadãos que farão do país um lugar melhor, uma sociedade mais capacitada, é uma responsabilidade enorme, que só o professor tem a competência de exercê-la com excelência.
Quando a vida adulta se aproxima e com ela surgem ainda as preocupações com o mercado de trabalho. É também nessa etapa importante que o professor está presente, nos cursos técnicos e profissionalizantes, que enriquecem o conhecimento e qualificam para ter boas oportunidades de emprego. Ao buscar construir uma carreira, seja ela qual, por alguns anos, novamente são os professores que são os companheiros fiéis na faculdade e nos estágios, proporcionando todo um suporte no aprendizado efetivo, e muitas vezes até mais que isso. Ou seja, os professores são a base para a formação dos indivíduos e merece, não só sua justa valorização, mas também a admiração e o respeito de toda uma era. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)