A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) continua promovendo a formação dos profissionais que atuam no Sistema Municipal de Ensino. Nesta semana, supervisores e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de mais uma etapa da formação continuada, realizada na Escola Municipal Joaquim José de Azevedo, localizada na Vila Exposição.
Para apresentação dos temas, os analistas da SME utilizaram metodologias ativas de aprendizagem. No componente curricular de Matemática, o analista Alessandro Dias explorou o tema ‘Inteligência Artificial’, proporcionando novas experiências e possibilidades de ensino com o uso da tecnologia da informação.
Já a analista Rousiany Silva discorreu sobre o tema ‘Consciência Fonológica: aliteração, fonemas e o uso de jogos no ensino da matemática’, com atividades voltadas aos supervisores e professores do primeiro segmento, utilizando materiais concretos para realização de atividades práticas, tais como jogo de bingo dos sons iniciais, alfabeto de rótulos e jogo da memória com as quatro operações básicas.
Para abordar os componentes História e Geografia, os analistas João Gildásio Veloso e Gildette Soares Fonseca desenvolveram um Circuito Histórico e Geográfico de Montes Claros, utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, com o intuito de promover um ensino interativo. Na abordagem da Língua Portuguesa, o analista Ricarte de Normandia Silva discorreu sobre Alfabetização com o método analítico das palavras geradoras, que teve início nas comunidades eclesiais a partir do ‘Ver, Julgar e Agir’, com o educador Paulo Freire.
Durante o curso, além da teoria, os profissionais foram envolvidos em situações práticas, com o suporte materiais pedagógicos que poderão nortear o trabalho docente. Em Montes Claros, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida em dez escolas municipais: Dominguinhos Pereira (CAIC Maracanã), Joaquim José de Azevedo (CAIC Renascença), Jair de Oliveira (Jardim Eldorado), Jason Caetano II (Santo Antônio I), João Valle Maurício (Village do Lago I), Laudelina Fonseca (Jardim Alegre), Mestra Fininha (Ciro dos Anjos) e Professora Hilda Carvalho Mendes (Dr. João Alves), Professora Maria de Lourdes Pinheiro (Independência) e Zizinha Ribeiro (Santo Amaro).
Os alunos interessados em ingressar no curso podem se inscrever diretamente nas escolas. As inscrições ficam abertas de forma permanente e para se inscrever é preciso ter pelo menos 15 anos completos (não existe idade máxima). (JERUSIA ARRUDA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)