Milhares de alunos do 6º e 7º ano, do 1º ano do ensino médio, do EJA e profissional de 57 escolas de Montes Claros voltam às salas de aula, hoje (23). A quantidade de alunos de escolas da rede pública estadual em atividades presenciais será ampliada. Eles se juntam às demais etapas de ensino que já voltaram às atividades presenciais, completando, dessa forma, todo o processo de autorização para a retomada gradual das turmas de educação básica. Além disso, com a nova atualização dos indicadores verificados pelo plano Minas Consciente, localidades que estavam na onda vermelha progrediram para a amarela ou verde, menos restritivas. Nessas faixas, todos os anos de escolaridade têm a retomada autorizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), desde que não exista decreto impeditivo por parte da prefeitura e seja da vontade das famílias.
As 57 escolas de Montes Claros que retornarão são Cesec de Montes Claros, Américo Martins, Antônio Canela, Antônio Figueira, Armênio Veloso, Augusta Valle, Beato José de Anchieta, Belvinda Ribeiro, Benjamin Versiani dos Anjos, Carlos Versiani, Clóvis Salgado, Coronel Filomeno Ribeiro. Aparecida do Mundo Novo, Santa Rosa de Lima, São Pedro da Garça, Delfino Magalhães, Deputado Esteves Rodrigues, Bairro Santa Terezinha, Dom Aristides Porto, Dom João Antônio Pimenta, Domingos Barbosa Braer. Dona Quita Pereira, Doutor Antônio Augusto Veloso, Doutor Carlos Albuquerque e Doutor João Alves.
Tem ainda Eloy Pereira, Felício Pereira de Araújo, Francisco Lopes da Silva, Francisco Peres, Francisco Sá, Gonçalves Chaves, Irmã Beata, João de Freitas Neto, Levi Durães Peres, Maria da Conceição Rodrigues Avelar, Monsenhor Gustavo, Nereide Carvalho, Professor Alcides de Carvalho, Professor Hamilton Lopes, Professor Plínio Ribeiro, Professora Cristina Guimarães, Professora Dilma Quadros, Professora Dulce Sarmento; Professora Elizabete Pereira Soares, Professora Helena Prates, Professora Marilda de Oliveira, Salvador Filpi, Secundino Tavares, Simeão Ribeiro dos Santos, Vereador Francisco Tofani e Zinha Prates.
Com este novo passo, contando com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários, a rede estadual passará a contar com 1.758 escolas estaduais reabertas, em 284 municípios, para receber alunos e professores. Essas unidades atendem a um total de 990 mil alunos em todas as etapas de ensino. No modelo de ensino híbrido, há uma semana presencial em alternância com uma semana de atendimento remoto. O novo movimento só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos. Além disso, as escolas fizeram acompanhamento das primeiras unidades de ensino reabertas, reforçaram a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos. A boa aceitação da comunidade escolar como um todo também ajudou no processo de retomada.
Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo às famílias e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)