A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou ontem, audiência pública para debater sobre o programa ‘Ecocrédito de Reciclagem Eco-Recicla’, de autoria do Executivo Municipal, em tramitação no Legislativo. A proposta é do presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues. O Eco-Recicla é um programa de crédito ambiental que tem o objetivo de incentivar o cidadão a praticar a coleta seletiva de resíduos recicláveis, promover a preservação ambiental e contribuir para a inclusão social de catadores nos programas voltados às ações ambientais. O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues explicou que o objetivo da audiência pública foi debater sobre o Eco-Recicla, que visa incentivar o cidadão a praticar a coleta seletiva dos resíduos recicláveis, promover a preservação do meio ambiente e contribuir para a inclusão social de catadores nos programas voltados às ações ambientais.
Conforme projeto, para participar do Eco-Recicla o cidadão entregando os resíduos recicláveis nos ecopontos oficiais, receberá o crédito ambiental pelo resíduo depositado. Os pontos serão contabilizados como crédito no CPF do cidadão, que poderá acompanhar o saldo pelo site da prefeitura, e utilizar o saldo acumulado no pagamento da Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos. Já o material recebido nos Ecopontos será destinado, preferencialmente, às associações de catadores vinculadas aos programas municipais de reciclagem. Para o secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, é de fundamental importância para a cidade esse incentivo, “Nós sabemos que a reciclagem é uma saída para diminuir o volume de resíduos nos nossos aterros, e consequentemente produzir trabalho e renda para as pessoas que trabalham e vivem da reciclagem de resíduos sólidos”.
O diretor da ONG Ovive, Celso Barbosa, explicou que esta ação impacta diretamente na qualidade de vida da população, e que a organização contribuirá da forma que for possível com o desenvolvimento, aplicação da lei, e o que mais for necessário para este projeto que é um dos pioneiros no país.
O diretor financeiro dos catadores do bairro Santos Reis, Sidney Alves, expôs que o programa vem implementar e engrandecer o projeto de reciclagem, que ajudará os galpões e a limpeza da cidade.
O presidente do Galpão de Reciclagem Amor e Vida, Josmar Xavier, explicou que havia um receio de que as associações não dariam conta deste trabalho, mas o prefeito acreditou e investiu. “Hoje dentro dos galpões há um verdadeiro clima de amor, a questão não é só ambiental, mas social, gera emprego e renda e isso tem sido um farol para o desenvolvimento deste trabalho, nós agradecemos por este avanço com o ecocrédito, essa contrapartida com a população”.
O vice-prefeito, Guilherme Guimarães, esclareceu que o prefeito sempre colocou este projeto como prioritário, porque ele compõe todas as dimensões da sustentabilidade da cidade e melhora a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos trabalhadores que mais precisam. “O grande desafio é fazer a sociedade abraçar esta causa. Uma Lei só se torna viável, quando a sociedade entende que ela desempenha o papel mais importante, e é o que estamos tentando fazer nesta audiência, conclamando a todos a desempenhar o seu papel de cidadão”. Participaram da audiência, ainda o diretor de habitação e cidadania da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, José Geraldo Cardoso; a diretora de Meio Ambiente, Monica Durães e; o secretário municipal de Finanças, Willian César Rocha. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)