E-book com o título ‘perfil imunológico de doenças da cavidade oral’ - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

E-book com o título ‘perfil imunológico de doenças da cavidade oral’

GIRLENO ALENCAR

Dois docentes vinculados ao Departamento de Fisiopatologia e responsáveis pela disciplina de Imunologia no curso de Odontologia, Mariléia Chaves Andrade e Waldemar de Paula Júnior, produziram um e-book com o título “Perfil Imunológico de Doenças da Cavidade Oral”. Aguçar a criatividade, o conhecimento e a compreensão dos alunos, adicionando diferentes metodologias às aulas tradicionais. Essa tem sido a iniciativa de muitos professores da Unimontes durante o período de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O e-book tem 124 páginas, sete capítulos e tem Projeto Gráfico assinado pela Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais e é prefaciado pelo vice-presidente da Liga de Imunologia das Doenças Infecciosas e Autoimunes da Unimontes, Francisco Ferreira de Lima Neto.

O produto, desenvolvido com a colaboração dos acadêmicos do 3º período de odontologia, oferece abordagem das respostas imunes sob a ótica da odontologia e relaciona os principais mecanismos imunológicos com a cavidade oral. “O conteúdo contribui para que estudantes e profissionais, amantes da odontologia, façam uma relação mais próxima desses aspectos”, destacam os autores. Os autores lembram que embora os conteúdos de imunologia sejam interessantes e despertem a curiosidade dos estudantes, os mecanismos envolvidos no seu entendimento são complexos e considerados difíceis por muitos, desafiando as metodologias de ensino empregadas e os critérios de avaliação.

No sentido de utilizar formas mais enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem, os Professores de Imunologia Mariléia Chaves Andrade e Waldemar de Paula Júnior, do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes e responsáveis pela disciplina de Imunologia no Curso de Odontologia têm experimentado aguçar a criatividade, conhecimento e compreensão dos alunos adicionando diferentes metodologias às aulas tradicionais.