Durante reunião com Bolsonaro, deputado Arlen Santiago apresenta demandas da região - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Durante reunião com Bolsonaro, deputado Arlen Santiago apresenta demandas da região

Cinco dias após ter vivenciado um dia histórico em Montes Claros, o deputado estadual Arlen Santiago esteve em audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília, para, entre outras questões, agradecê-lo pela ordem de início da BR-135, no trecho que liga o município de Itacarambi a Manga, passando por São João das Missões, e da BR-367, entre Salto da Divisa e Almenara, obra que será executada pelo Exército e ligará a região até o litoral baiano, grandes conquistas para o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

O parlamentar, que estava acompanhado do presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá; bem como de prefeitos de sua base eleitoral, aproveitou a oportunidade para tratar de demandas da região, especialmente nas áreas da saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. O encontro contou também com a presença dos deputados federais Pinheirinho e Diego Andrade, do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel Marques, e do general Braga Netto.

Durante a reunião, o presidente Bolsonaro assinou um Termo de Contrato de Prestação de Serviço de Engenharia para implementação de 250 poços em Minas Gerais, uma ação que será executada por meio da Funasa e faz parte da Força-Tarefa das Águas, do Governo Federal, e atenderá os municípios do Norte do Estado, com investimentos de cerca de R$20 milhões. Segundo o deputado Arlen, “famílias inteiras não possuem acesso à água potável para o consumo, bem como para a criação de animais e irrigação de plantações e, por isso, necessitam urgentemente de condições básicas de vida e de trabalho para que possam desenvolver suas atividades dignamente. Dessa forma, esse é um ato de tamanha importância para todos aqueles que sofrem com o desabastecimento”.

Outro tema tratado diz respeito à duplicação da BR-251, no trecho entre Montes Claros e Salinas. O Deputado expôs a situação ao Presidente e sugeriu que a execução da obra ocorra até mesmo por meio de Parceria Público Privada (PPP). Ele explicou que, “além da importância que a rodovia tem para o desenvolvimento da região, especialmente com a estimativa de que ela cresça conforme o volume de obras, outro ponto fundamental se refere ao aumento da segurança da via, já que essa é uma ação que possibilitará queda do número de acidentes, sobretudo em pontos mais perigosos como, por exemplo, nas serras de Francisco Sá e Salinas. A obra também vai proporcionar melhoria do fluxo e velocidade, reduzindo o tempo de viagem, que igualmente interfere na diminuição do consumo de combustível e redução do stress dos motoristas que transitam pela estrada”.

Já na área da saúde, o parlamentar solicitou a destinação de recursos para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado. “O financiamento da área da saúde, especialmente para as instituições filantrópicas, é uma questão de extrema urgência. E como Bolsonaro é sensível à causa, já que, segundo ele mesmo afirma, deve a sua vida à Santa Casa de Juiz de Fora, pedimos que seja assegurada receita a essas entidades para que, além de pagar as dívidas, elas possam ter condições de oferecer um atendimento de qualidade para a nossa população”, disse Santiago.

O presidente Bolsonaro, por sua vez, recebeu os pedidos e afirmou que se empenhará na busca de soluções para as questões apresentadas e afirmou que Minas Gerais pode continuar contando com o apoio dele.

Comprometido com o progresso do Norte e do Vale do Jequitinhonha, o deputado Arlen Santiago reafirmou o seu compromisso com toda a população e destacou a importância do fortalecimento de políticas públicas para o avanço local. “Tivemos a oportunidade de apresentar aqui algumas demandas que são de extrema urgência e que contribuirão sistematicamente, entre outras questões, para o avanço da economia dessas regiões que possuem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado de Minas Gerais. Temos a certeza de que o presidente se solidarizará com as nossas causas e atenderá os pontos tratados, assim como vem fazendo durante todo o seu mandato com ações que tem garantido mais desenvolvimento econômico para o nosso Estado, em especial para a nossa região”, disse o parlamentar.