‘Domingo no Campus’ discute inclusão e acessibilidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

‘Domingo no Campus’ discute inclusão e acessibilidade

O 4º Domingo no Campus da UFMG em Montes Claros discutiu a inclusão e acessibilidade. Os participantes tiveram os olhos vendados e tinham que circular pelo campus do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG de Montes Claros, para saber das dificuldades das pessoas cegas. O evento atraiu aproximadamente 700 pessoas que foram divididas nas 28 atividades distribuídas pelos gramados do Instituto de Ciências Agrárias, crianças, adultos e idosos encontraram diversão e informação em diversas áreas.  “Tivemos um domingo incrível. Foi tudo super tranquilo. Nossa expectativa de público estava alta e nós superamos”, afirma a presidente da Comissão Organizadora do Evento, Maria Fernanda Lousada.

A inclusão e a acessibilidade foram tema de uma das atividades realizadas. O Programa de Inclusão Convívio e Acolhimento do Instituto de Ciências Agrárias (PRO-ICA) proporcionou aos visitantes um pouco das experiências e desafios de pessoas com deficiência visual e cadeirantes, além de apresentarem a língua brasileira de sinais (Libras) a quem passou pelo local. A autônoma Vanessa Campos fez um passeio de olhos vendados pelo campus. Ela destacou a importância deste tipo de iniciativa. “Hoje, eu senti a coragem que as pessoas com deficiência visual têm. Tudo o que eles passam, os obstáculos, o equilíbrio que é preciso. Não imaginava que era tão difícil assim. Foi impactante, e é importante para a gente refletir”.

O Núcleo de Empreendedorismo Universitário (NEU) realizou a oficina de “Construção da imagem pessoal e artes para as mídias sociais”. Os participantes conheceram habilidades e conhecimentos básicos para exploração da imagem e uso de mídias sociais com ferramentas de marketing digital. A estudante do 7º período de Agronomia, Maria Laura Correia, aproveitou a oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre o marketing digital. “Eu gostei bastante e aprendi muito aqui. Acho muito importante um evento como o Domingo no Campus para que mais pessoas conheçam o campus da UFMG em Montes Claros”, conta.

A Apubh, Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, trouxe duas atividades: Tenda da Saúde e Tenda Jurídica. A prefeitura de Montes Claros, trouxe informações sobre a leishmaniose por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o ICA sobre duas rodas. Ciclistas se percorreram a Unidade Acadêmica de bicicleta nos passeios da atividade “Conhecendo o Campus Pedalando”.

Foram realizadas também oficina de balões para a criançada, pintura facial. A Yogaterapia reuniu um grupo no gramado central para momentos de relaxamento e contemplação. E ainda teve muita música com Teddy Farias, grupo de choro Geraldo Paulista e Gigio e Rose.

Além das atividades, alguns aproveitaram para descansar com a família. Foi o caso do servidor público estadual Alfredo de Oliveira, que veio com a esposa e a filha de um ano de dez meses. “Aos finais de semana, normalmente, vamos a parques para ela ter contato com o verde. Ficamos sabendo do Domingo no Campus e decidimos mudar de ambiente. Gostamos muito de tudo, a nossa filha mais ainda. Ela está se divertindo bastante”. (Ascom ICA/ UFMG)