Dom José Carlos celebra primeira missa na capela da Santa Casa - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dom José Carlos celebra primeira missa na capela da Santa Casa

Dom José Carlos de Souza celebrou, neste domingo (5), na Capela Nossa Senhora das Mercês (Capela da Santa Casa), a primeira missa após ter sido anunciado como novo arcebispo Metropolitano de Montes Claros. Além de dom José Carlos, o capelão, padre Ildomar; o diácono Osmar; os acólitos, Erik e Eduardo e; a ministra da Eucaristia, Maria Luíza, também participaram da condução da celebração.

Durante a santa missa, dom José Carlos intercedeu pelo hospital, bem como pela equipe pastoral atuante na Santa Casa, pelos colaboradores, médicos e, em especial, pelos pacientes. Ao final da missa, o vice-provedor Armênio Veloso e o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, como manifestação de boas-vindas, presentearam o arcebispo. A diretora de qualidade do hospital, a médica Cláudia Diniz, leu uma mensagem explicando a simbologia do presente.

“Representando o povo sertanejo norte-mineiro, o presente ressalta a regionalidade. A imagem de São Francisco, irmão universal de tudo criado por Deus, representa o amor genuíno por toda a criação, esta é uma imagem artesanal e adornada com características da natureza e que também representa o rio São Francisco, que tem uma importância singular e é considerado um símbolo da cultura do povo ribeirinho e barranqueiro. Já as fitas coloridas, representam a cultura dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, tradição presente em diversas cidades do Norte de Minas, mas, em especial, em Montes Claros, onde se comemora anualmente as Festas de Agosto. E por fim, a orquídea amarela representa a luz, a expansão, a alegria e o otimismo; que assim seja o ministério deste nosso Apóstolo”.

Após a missa, dom José Carlos foi recepcionado por membros da Irmandade Nossa Senhora das Mercês, direção, médicos e colaboradores da Santa Casa na provedoria do hospital. Na oportunidade, o superintendente Maurício Sérgio falou sobre o propósito e um pouco da história de 151 anos da Instituição. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)