Dom Cabral realizara Programa ‘Governança Corporativa em Empresas Familiares’, em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dom Cabral realizara Programa ‘Governança Corporativa em Empresas Familiares’, em Montes Claros

 A Fundação Dom Cabral realizará em Montes Claros o programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”. O objetivo é equipar líderes empresariais com conhecimentos e ferramentas essenciais para fortalecer a governança, promover a sustentabilidade e preparar o caminho para uma transição de liderança bem-sucedida. Este programa é um passo decisivo para as empresas que buscam não apenas prosperar no mercado atual, mas também garantir um legado duradouro para as futuras gerações.
Tendo em vista que a mulher tem uma contribuição importante na gestão empresarial, cuja atuação no mercado está na ordem de 38% dos cargos de liderança no Brasil, segundo pesquisa da Forbes. Este número tem crescido, trazendo perspectivas diversificadas e enriquecendo a tomada de decisões nas organizações. Especialmente em empresas familiares, a gestão dessas empresas frequentemente enfrenta desafios únicos, principalmente em relação à governança corporativa.
A inclusão de mulheres nos conselhos e em posições de liderança não apenas promove a igualdade de gênero, mas também está associada a um desempenho empresarial superior, dada a sua capacidade de introduzir novas ideias, estilos de liderança e abordagens para resolver problemas. Cristiane Silveira é diretora-executiva há mais de 10 anos da Cooperativa de Crédito Sicoob Credivag, em Janaúba.  Ela conta que ser gestora em um mundo corporativo competitivo exige muita dedicação e capacitação. “A gestão requer resiliência e uma visão estratégica sólida, pautada pela liderança pelo exemplo. Assim, busco constantemente desenvolver os meus conhecimentos através da transparência e seriedade conduzidas por uma comunicação assertiva e colaborativa, com capacidade de decisão e um foco contínuo no crescimento sustentável da cooperativa. Acredito firmemente que as lideranças femininas estão transformando o mundo dos negócios, promovendo uma economia mais diversificada e inclusiva e que nossa sensibilidade e equilíbrio ajudam a garantir uma transição suave para as próximas gerações”, relata a diretora-executiva.
Apesar dos avanços, a jornada rumo à igualdade de gênero na gestão de empresas familiares ainda enfrenta obstáculos. Estereótipos de gênero e normas culturais podem limitar o acesso das mulheres a oportunidades de liderança. Contudo, a crescente conscientização sobre a importância da diversidade na governança corporativa sinaliza um futuro promissor para as empresas familiares brasileiras, que englobam cerca de 90% dos negócios e são responsáveis por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB).
“Uma governança eficaz ajuda na resolução de conflitos de interesse, na definição clara das estratégias empresariais e na sucessão de liderança, aspectos cruciais para a continuidade e o sucesso a longo prazo”, afirma Ricardo Pimenta, associado regional da Fundação Dom Cabral (FDC) no Norte de Minas.  Para a médica e gestora Priscila Miranda, que vem de uma família tradicional de empresários, a consultoria da FDC foi um divisor de águas para o Hospital Oncovida. “Ela trouxe um olhar diferenciado sobre a questão organizacional, para trabalhar as prioridades na empresa. Conseguimos trazer um pouco mais das benfeitorias para a saúde da Oncovida. A FDC nos fez mais conscientes sobre como crescer sem perder a essência e o olhar humano. Buscar aprimoramento é necessário, pois precisamos ser bons tecnicamente para oferecer o melhor aos nossos pacientes”, comenta Priscila Miranda. (GA)