DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES | Montes Claros ganha certificado do Selo UNICEF - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES | Montes Claros ganha certificado do Selo UNICEF

O Município de Montes Claros foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o Selo Unicef – edição 2021/2024. Na tarde desta quarta-feira, 4, em evento a ser realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), a Prefeitura receberá o certificado. Vale destacar que apenas 923 municípios brasileiros foram certificados, em 18 estados. Em Minas Gerais, 144 participaram, mas só 31 municípios foram reconhecidos.

A concessão do selo é uma premiação do UNICEF dada a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal que cumprem com os requisitos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes.

Com a conquista do selo, a Prefeitura de Montes Claros reafirma o compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, através do trabalho integrado das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Essa atuação conjunta permitiu alcançar os eixos prioritários propostos pelo Unicef, incluindo a promoção de educação de qualidade, saúde e proteção social, incentivando a participação ativa de crianças e adolescentes na construção de um futuro melhor.

A atuação dos Conselhos Tutelares também foi de fundamental importância para o sucesso das ações, assegurando que as políticas públicas fossem planejadas e monitoradas para atender diretamente às necessidades dessa população. Com a colaboração de todos os envolvidos, o Município conseguiu resultados expressivos na redução da evasão escolar, na melhoria da saúde infantil e na criação de ambientes seguros e inclusivos para a juventude.

No site do Selo Unicef, Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, destaca que, após quatro anos de muito trabalho, essas 923 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação  e proteção contra as violências. “Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica. (RUBENS SANTANA)