Dilson Godinho realiza exames de prevenção em Janaúba - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dilson Godinho realiza exames de prevenção em Janaúba

O Hospital Dilson Godinho (HDG), em parceria com a Secretaria de Saúde de Janaúba, realizou abertura do Novembro Azul com realização de 3.500 exames de PSA para rastreamento do câncer de próstata, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS Zacarias Farias Vieira de Janaúba.

O Deputado Estadual e oncologista do HDG, Arlen Santiago participou da abertura e falou sobre a evolução da saúde e a importância da prevenção. “Participo com muito orgulho desse ‘evento de cuidar de gente’; sou médico há 42 anos no Dilson Godinho e sei cuidar de gente. Acompanhei todas as transformações da saúde, e vi nascer a questão do cuidado com a prevenção, vi nascer o ultrassom, a tomografia, a ressonância magnética e o Pet-CT e através da minha profissão, pude conhecer os problemas das pessoas de Montes Claros e região com a consciência de que é preciso levar até quem precisa, além do tratamento, os exames, diagnósticos e orientações como fizemos nessa ação. Isso é o que realmente dá resultados e atende à saúde da população”, conclui o médico.

Também presente na abertura o Secretário Municipal de Saúde de Janaúba, Helvécio Campos Albuquerque. “Hoje realizamos um sonho em poder trazer essa ação de prevenção junto com o Hospital que nos deu um suporte com equipe técnica e recursos imprescindíveis para assistir à população masculina que não teria condições de realizar exames e tratamentos de forma particular. No dia 26/11, serão entregues os resultados e quem tiver com qualquer alteração será cuidado através da parceria com o HDG que é referência no tratamento oncológico no Norte de Minas.”

O janaubense José Souza Araújo, de 63 anos, participou da campanha. “Vim fazer o exame pela primeira vez para prevenir e estar sempre em dia com a saúde. Os homens também tem que se cuidar. O ano que vem estarei aqui de novo”, afirma seu José.

Também presentes na abertura a Vice-prefeita de Janaúba, Maria Aparecida de Fátima Santos, o vereador Adauri Cordeiro, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ney Marques de Melo, o Assessor Especial de Planejamento Gestão e Controle da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Tiago Soares Rodrigues, a diretora da Atenção Primária, enfermeira Juliana Amélia Mendes, imprensa e convidados.

A campanha de conscientização e prevenção Novembro Azul será realizada em Montes Claros e em várias cidades do Norte de Minas com capacitações para os profissionais de saúde e realização de exames de prevenção.

O HDG é referência técnica no tratamento do câncer sendo uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional e Oncologia (UNACON I), composto dos serviços de quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica e hematologia; oferece também, serviços de alta complexidade nas mais variadas especializações médicas tais como: Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, credenciado como tipo II pelo Ministério da Saúde; Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular, Vascular e Procedimentos da Cardiologia Intervencionista; possui um Centro Diagnóstico com os mais modernos exames laboratoriais, cardiológicos e diagnósticos por imagem, além de diversos outros serviços hospitalares de ponta e Pronto Socorro 24h em Montes Claros, atendimento de quimioterapia e hemodiálise em Salinas-MG e futuras unidades em Pirapora e Brasília de Minas.

Prevenção

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é o exame de sangue utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens com faixa etária de 60 a 75 anos, antes mesmo que eles tenham sintomas. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Para que serve o exame de PSA?

Como o PSA também é produzido pelas células neoplásicas da próstata, ele é utilizado como um marcador de câncer de próstata, juntamente com o exame digital retal (toque prostático) para a detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, o exame é necessário no acompanhamento de pacientes diagnosticados e tratados de neoplasias de próstata para a detecção precoce da recorrência da doença. Além do câncer, o PSA pode estar elevado em doenças não neoplásicas, como na hiperplasia prostática benigna e na prostatite, sendo importante outros procedimentos diagnósticos, como o ultrassom e a biópsia prostática para a definição do diagnóstico.

Preparo

Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas (02 dias) antes da coleta; Não realizar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta, ou equitação (andar a cavalo) nas 48 horas (02 dias) antes da coleta; Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra;

O enfermeiro orientador e referência oncológica do HDG, Marcus Vinícius Brant explica sobre o resultado. “Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica. Valores de PSA total entre 4 ng/mL e 10 ng/mL são de difícil avaliação, podendo ser encontrados em doenças benignas, como a hipertrofia prostática, sendo nestes casos recomendada a dosagem do PSA total e livre ou outros exames complementares conforme orientação do médico.”

Onde fazer o exame?

Procure seu agente/unidade de saúde ou médico para orientações.