Élid Noronha
No Brasil, o dia 19 de julho é marcado por uma celebração especial: o Dia Nacional do Futebol. Esta data, escolhida em 1976 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), homenageia o esporte mais amado do país e celebra o aniversário do Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do Brasil, fundado em 1900. Para entender melhor o impacto e a importância dessa data, conversamos com jogadores, técnicos e torcedores que vivem e respiram o futebol diariamente.
Paixão de Gerações
Para muitos brasileiros, o futebol é mais do que um esporte; é uma paixão passada de geração em geração, principalmente em Minas Gerais, esse amor é muito presente. Victória Silva, uma torcedora fervorosa do Atlético-MG, compartilhou sua história: “Me lembro de ir aos jogos com meu avô quando era criança. Ele me ensinou a amar o Galo incondicionalmente. Para nós, o futebol é um laço familiar, uma herança, que passou do meu Avô para o meu pai e tios, sucessivamente para mim e meus primos, e pretendemos passar para os nossos filhos.”
Essa herança é evidente em todos os cantos do país. Em cidades pequenas e grandes metrópoles, campos de futebol improvisados em terrenos baldios ou estádios lotados nos fins de semana são provas vivas do amor incondicional dos brasileiros pelo esporte.
Maria Eduarda, torcedora apaixonada do Cruzeiro, também expressou a sua paixão:
“Ser cruzeirense é uma emoção que não se explica, só se sente. Cresci indo aos jogos com meu pai no Mineirão, sentindo a vibração da torcida, cantando e torcendo junto com milhares de outros apaixonados. Cada vitória é uma festa, cada derrota é uma lição. O Cruzeiro faz parte da minha vida, das minhas memórias e das minhas alegrias. Não importa a fase, eu sempre estarei lá, apoiando e acreditando. Ser Cruzeiro é acreditar que sempre podemos superar qualquer desafio. Essa paixão é eterna e se renova a cada jogo, a cada gol, a cada momento. Somos uma família.”
O Lado Social do Futebol
Além do aspecto esportivo, o futebol também desempenha um papel social fundamental no Brasil. Muitos projetos sociais utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e transformação. Em Montes Claros é possível identificar Projetos Governamentais que atuam com este objetivo, como é o exemplo do programa forças no esporte (PROFESP), que possui a finalidade de incluir crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e proporcionar a eles a prática de esporte e de atividades que visam à educação integral, à disciplina e à consolidação de valores. O público-alvo são crianças, jovens e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede oficial de ensino Municipal. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.
O amor por futebol presente em Montes Claros
Victor Queiroz, é um grande torcedor do time que representa Montes Claros:
“Torcer para o North Esporte Clube é motivo de paixão e orgulho. Acompanho cada jogo. O North tem uma história linda, construída com muita garra e determinação. Não importa a divisão em que estamos, o amor pelo clube é incondicional. Além disso este time representa a força e a união da comunidade Montesclarense, ver o time em campo é sempre uma emoção indescritível. Eu acredito no North, acredito nos jogadores e no futuro brilhante que temos pela frente.”
North Esporte Clube é um time de futebol do Norte de Minas Gerais, fundado em junho de 2022. O objetivo é reviver o futebol na região e representar os norte-mineiros nacionalmente.
O escudo do time inclui a Fênix, simbolizando o renascimento do futebol local, e o Sol, representando a força do sertão. Há também sete estrelas, representando Montes Claros e seis microrregiões: Bocaiúva, Janaúba, Januária, Grão Mogol, Salinas e Pirapora. As cores azul e preto foram escolhidas para simbolizar confiança, poder, autonomia e empoderamento.
Em poucos meses de existência, o North venceu o Campeonato Mineiro – Segunda Divisão em 2022 e garantiu acesso ao Módulo II do Mineiro em 2023.
Neste Dia Nacional do Futebol, os brasileiros têm muito a celebrar. É um dia para relembrar conquistas históricas, como os cinco títulos mundiais da seleção brasileira, e também para olhar para o futuro com esperança.
O Dia Nacional do Futebol é, sem dúvida, uma data especial para todos os amantes do esporte no Brasil.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)