Dia Mundial da Diabetes reúne milhares de pessoas em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dia Mundial da Diabetes reúne milhares de pessoas em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

Milhares de pessoas participaram na manhã de sábado (19), de ações na praça Doutor Carlos em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, com medição de glicemia, pressão arterial, da massa corporal, além de receberem orientações nutricionais e fazer exame de vista. O evento foi organizado por uma empresa multinacional produtora de insulina para diabéticos e que tem uma unidade em Montes Claros.

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”. Como o dia 14 foi durante a semana os organizadores decidiram no sábado.

Globalmente, estima-se que 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, em comparação com 108 milhões em 1980. A prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso reflete um aumento nos fatores de risco associados, como sobrepeso ou obesidade.

Novos números da 10ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF) revelam que 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com a doença, mostrando um aumento global contínuo na sua prevalência e confirmando o diabetes como um desafio global significativo para a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias e sociedades. O centenário da descoberta da insulina (1921-2021) apresenta uma oportunidade única de trazer mudanças significativas para milhões de pessoas que vivem com diabetes e outros milhões que estão em risco.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.