Dia Internacional das Línguas Gestuais é celebrado nesta sexta-feira - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dia Internacional das Línguas Gestuais é celebrado nesta sexta-feira

JOYCE ALMEIDA

Nesta sexta-feira (23) é comemorado mundialmente o Dia Internacional das Línguas Gestuais. A língua de sinais é um importante meio usado pelas pessoas com deficiência auditiva para se comunicar. A data é celebrada anualmente e busca auxiliar e proteger a identidade linguística e a diversidade cultural de todos os indivíduos surdos. Além disso, as línguas gestuais também são indispensáveis para que essas pessoas possam participar de todas as áreas da sociedade, como a econômica, social, cultural e política, garantindo acesso a serviços essenciais, inclusive em situações de emergência.

Segundo o professor de Libras e intérprete formador do estado de Minas Gerais, Wanderson Ferreira, a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, é o meio de comunicação dos surdos com a comunidade. “Por muito tempo não se entendia este tipo de comunicação criada, uma vez que confundiam com a mímica ou até mesmo gestos soltos. No entanto, a Libras é uma língua, e o mais interessante, é que ela é reconhecida por lei, como a segunda língua do Brasil, como diz a legislação 10.436/2022”, esclarece.

De acordo com o especialista, cada país possui a sua própria língua de sinais e distintas maneiras de se comunicar, contudo, no Brasil se iniciou a ideia de criar uma forma de interação entre os surdos no Império, onde se tinha um surdo na família real. A partir desse momento importante, o imperador Dom Pedro II trouxe da França a proposta de criar uma língua de sinais aqui para o país.

A Libras é uma forma de comunicação que chama muito a atenção das pessoas devido a sua performance, assim como ressalta o professor. “Quem nunca parou e fixou seus olhos em um intérprete na TV, nas lives ou em eventos? Apesar de parecer algo complicado, a Libras tem uma estrutura linguística muito tranquila de ser aprendida”.

Portanto, é celebrado neste mês o “Setembro Azul”, onde é reconhecida a luta da comunidade surda. “Celebramos a conquista deste povo que, durante 20 anos, desde a aprovação por lei, vem tentando expandir a Língua Brasileira de Sinais em espaços educacionais, sociais e dentro das famílias que se deparam com a realidade de um surdo no seio familiar”, afirma.

Aproximadamente 72 milhões de pessoas são surdas no mundo. Por isso, o Dia Internacional das Línguas Gestuais é uma oportunidade de promover sua a aprendizagem e incentivar a sua utilização entre as pessoas. “Essa luta não é apenas dos surdos, mas de toda uma comunidade que entende a causa deles e lutam pelos mesmos objetivos, aqui incluo os intérpretes, professores de Libras, familiares e amantes de Libras. Ainda temos muito a conquistar. Nossa luta só acaba quando tivermos uma sociedade bilíngue que saiba se comunicar com os surdos e que possa inclui-los em qualquer lugar”, conclui o intérprete. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)