Dia do veterinário é celebrado nesta sexta-feira (9) - Rede Gazeta de Comunicação
Dia do veterinário é celebrado nesta sexta-feira (9)

JOYCE ALMEIDA

Nesta sexta-feira (9) é comemorado o Dia do Médico Veterinário. É um profissional muito importante para a saúde dos animais, dos seres humanos que possuem algum bichinho de estimação em casa, assim como cuida dos alimentos consumidos derivados dos animais, como o leite. É também um agente primordial nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, buscando melhorar a saúde coletiva, monitorando condições locais, realizando pesquisas, acompanhando vetores e animais, coordenando equipes em saúde, atuando em laboratório, clínica e inspeção.

Luiza Borém é médica veterinária e conta como que funciona este campo fundamental para sociedade. “O médico veterinário, diferente do que muitos pensam, vai muito além da pura clínica. A área de atividade deste profissional na sociedade abrange quase 90 opções para atuação. No supermercado em que fazemos a feira cotidiana, por exemplo, tem de ter um responsável técnico veterinário para os laticínios, como o queijo e o leite, que serão levados para casa. Ou seja, é uma especialidade que possui uma abundancia muito grande e não se resume apenas à clínica. Traz tanto um benefício para a área dos animais, como também, para a sociedade humana, através de pesquisas de doenças zoonóticas entre outros”, relata.

A especialista explica como que é feito o tratamento com os animais, uma vez que eles não conseguem se comunicar sobre suas queixas, como os seres humanos. “Não é muito fácil, mas nós fizemos a faculdade sabendo lidar com este tipo de situação. Dependemos muito do tutor, que é a pessoa responsável em saber o histórico do animal. Mas, graças ao avanço da tecnologia e a farmacologia, os veterinários podem dar um diagnóstico mais correto, baseados com o auxílio de Raio-X, ultrassons e vários outras tecnologias que estão ao nosso favor, nos permitindo realizar exames mais detalhados e tudo isso ajuda a dar um diagnóstico mais preciso”, esclarece a veterinária.

A profissional conta, ainda, o porquê decidiu investir na carreira de médica veterinária. “Escolhi medicina veterinária, porque, além de ser um sonho, é uma área que eu pude ter um campo de escolha muito grande. O mercado da veterinária está em ascensão, ou seja, não faltam vagas e portas abertas no mercado de trabalho para o médico veterinário. Além de poder trabalhar com animais, com a legislação, responsáveis técnicos, é também uma profissão com uma boa remuneração”, finaliza incentivando as pessoas que pretendem ingressar nesta área tão importante: “quem quiser fazer medicina veterinária, faça! Mas, assim como tudo na vida, faça com qualidade, pois os animais e a sociedade merecem o conhecimento, a participação e atuação”, finaliza. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: