Dia do Maçom Brasileiro é celebrado em todo o país - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dia do Maçom Brasileiro é celebrado em todo o país

DA REDAÇÃO

O Dia do Maçom Brasileiro foi comemorado nesse sábado, dia 20 de agosto. Esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que a Maçonaria teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil. De acordo com a história, no dia 20 de agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, era também um jornalista e político liberal, portanto, tinha influência na sociedade da época. A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822. A partir de então, o Príncipe Regente Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Maçonaria em Montes Claros

As Lojas Maçônicas têm grande destaque em Montes Claros. O Grande Oriente do Brasil, uma das três obediências maçônicas do Brasil, por exemplo, realizou em Montes Claros, em 2021, a 22ª etapa do Projeto Irmanar, com a discussão de temas de interesse do Norte de Minas, como um plano de convivência com a seca e a exploração do potencial de energia solar e até mesmo a campanha de valorização do voto do Norte de Minas. O evento contou com a presença do grão-mestre geral do Brasil, Mucio Bonifácio, do seu adjunto Ademir Cândido; do grão mestre estadual, Clésio Andrade e do seu adjunto, Olímpio Maia, além do presidente da Soberana Assembléia Legislativa Federal, Ari Bites do ministro Wanderley Salgado, do Supremo Tribunalk Federação da Maçonaria. O evento terminou com o plantio de uma muda de Acácia, nas proximidades das lojas maçônicas.

O grão-mestre geral Mucio Bonifácio, na oportunidade, frisou que o GOB completa 200 anos de existência em 2022 e está consolidada como uma das instituições mais respeitadas do Brasil, junto com os Correios e a Polícia Militar de Minas Gerais, todas com uma existência tão grande. Lembrou a importância do envolvimento da Ordem Maçônica em temas de interesse da sociedade.

O presidente da Soberana Assembléia Legislativa Federal, Ari Bites reforçou esse respeito da sociedade com a Maçonaria. O presidente do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, Geraldo Brasileiro Sales, mostrou a importância do fortalecimento eleitoral do Norte de Minas, com a eleição de representantes da região. O grão mestre estadual Clésio Galvão explicou que a força da Maçonaria no Norte de Minas provocou a realização do Irmanar em Montes Claros e reforçou a atuação do grão-mestre adjunto, Olímpio Maia, afirmando que ele está trilhando o caminho sucessório do GOB-MG. Olímpio Maia destacou que o Irmanar reuniu obreiros de Montes Claros, Alfenas, Bocaiuva, Buritizeiro, Ibiaí, Janaúba, Pirapora, Sete Lagoas, Patos de Minas e Uberlândia e outras cidades do Norte de Minas.