Neste domingo (8/12), foi comemorado, em Matias Cardoso, no Norte de Minas, o “Dia das Gerais”, momento em que a cidade é elevada à condição de Capital do Estado. Será realizada no município a solenidade de entrega das Medalhas “Maria da Cruz” e “Matias Cardoso”, presidida pelo governador Romeu Zema.
Serão condecoradas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento econômico, cultural e social da região e de Minas Gerais. Entre as agraciadas com a Medalha Maria da Cruz estão duas representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes): a professora Luciana Maria Costa Cordeiro, do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE); e a pesquisadora Vanessa Sales Carvalho, bolsista de iniciação científica que atuou na pesquisa que resultou na patente de aceleração da germinação da macaúba.
Criadas pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, as medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz resgatam a história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. Da mesma forma, a comemoração do “Dia das Gerais” objetiva o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro.
O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, cumprimenta as duas representantes da universidade indicadas para o recebimento da Medalha “Maria da Cruz”. “Cumprimentamos a professora Luciana Maria Costa Cordeiro e a pesquisadora Vanessa Sales Carvalho pela justa condecoração. Elas representam a competência e a força das mulheres em nossa instituição”, afirma o reitor.
A Medalha Matias Cardoso e Maria da Cruz simboliza a valorização da história e do legado de duas figuras icônicas para o Norte de Minas. Ao reconhecer personalidades como Luciana Maria Costa Cordeiro e Vanessa Sales, a homenagem reforça o papel essencial da educação na construção de um futuro mais promissor para os Gerais e para todo o estado.
Sobre as homenageadas
Luciana Maria Costa Cordeiro, professora do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE/Unimontes), foi agraciada com a Medalha Matias Cardoso e Maria da Cruz. Com doutorado em Economia pela UFMG, Luciana tem vasta experiência acadêmica e em pesquisa aplicada, focando no desenvolvimento econômico regional e nas políticas macroeconômicas.
Atualmente, como coordenadora Stricto Sensu da Unimontes, Luciana tem contribuído significativamente para a implementação e expansão de programas de pós-graduação, liderando projetos que abordam o papel do sistema financeiro no desenvolvimento econômico regional e as dinâmicas macroeconômicas que impactam o crescimento e a sustentabilidade das economias locais.
Na última solenidade de entrega da Medalha Matias Cardoso e Maria da Cruz, Luciana foi homenageada por seus 26 anos dedicados ao ensino e à promoção do desenvolvimento econômico e social na região norte de Minas Gerais. Em um discurso emocionante, ela expressou sua gratidão pelo reconhecimento, destacando o papel transformador da educação em uma das regiões mais carentes do estado.
“Receber a Medalha Maria da Cruz é uma honra que transcende o âmbito pessoal. Agradeço ao Governo do Estado de Minas Gerais por reconhecer meu trabalho e minha dedicação a essa terra tão sofrida e carente de ensino de qualidade. Esse momento é, sobretudo, um tributo ao povo do norte de Minas, que vive em busca de dignidade e justiça social”, afirmou Luciana.
Ela também destacou a importância da Unimontes em sua trajetória e agradeceu especialmente ao reitor Wagner de Paulo Santiago. “A Unimontes foi a ponte que me permitiu vencer a linha da pobreza e romper com o ciclo histórico do analfabetismo, uma herança marcante do povo dos Gerais e do nordeste brasileiro, de onde descendo. Agradeço ao reitor Wagner Santiago não apenas por reconhecer minha dedicação, mas por me considerar digna de representar o povo norte-mineiro, que carrega a força e a determinação de Matias Cardoso e Maria da Cruz.”
Parafraseando o reitor Wagner Santiago, Luciana disse que “Pode haver alguém que ame a Unimontes como eu, mas não mais do que eu.” Essa frase reflete seu sentimento de gratidão e pertencimento à instituição que marcou sua trajetória e que, ao longo dos anos, tem sido um farol de esperança para toda a região.
A bolsista de iniciação científica Vanessa Sales Carvalho participou do estudo que resultou na patente de aceleração da germinação da macaúba. A tecnologia está sendo transferida para a empresa Acelen Energia Renovável, que vai instalar o Centro de Inovação e Tecnologia Agroindustrial no município de Montes Claros, com a expectativa de gerar cerca de 500 empregos diretos. O objetivo é ter eficiência no plantio da espécie vegetal para a produção do biocombustível a partir da macaúba.
“É uma honra para mim receber a Medalha Maria da Cruz pelos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Unimontes entre os anos de 2011 e 2013, quando fui mestranda do Mestrado Profissional em Biotecnologia. Após muitos estudos e muito trabalho, conseguimos reduzir o tempo de germinação da macaúba e aumentar seu percentual, contribuindo assim para o potencial de uso para produção de biocombustíveis. Este ano, uma empresa dos Emirados Árabes notou este processo e fizemos a transferência de tecnologia. Essa empresa vai fazer um investimento de milhões de reais no Norte de Minas, gerando vários empregos e desenvolvimento econômico. Receber essa medalha para mim é uma felicidade muito grande e o reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido”, ressalta a pesquisadora.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)