Visando a difusão de novos conhecimentos e avanços produtivos para a cadeia apícola, no próximo sábado (14 de setembro) acontecerá o primeiro Dia de Campo da Apicultura da cidade de Janaúba, evento que pretende reunir cerca de 300 participantes, entre apicultores, acadêmicos e pesquisadores, além de interessados em investir no segmento.
A programação, promovida pelo Sistema Faemg Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, contará com três palestras técnicas e sete oficinais, com temas variados. “O evento vem para difundir conhecimento aos nossos apicultores, com temas relevantes para a cadeia produtiva. A iniciativa partiu dos nossos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, que identificaram as principais dificuldades apresentadas para a atividade produtiva na região”, declara o supervisor do Programa ATeG, Ramon Stéfano.
A apicultura segue como um dos principais motores do agro norte-mineiro, movimentando centenas de produtores rurais em todas as cidades. O Sistema Faemg tem acompanhado essa evolução, oferecendo cursos, capacitações e assistência técnica, visando aprimorar os sistemas de trabalho e qualidade produtiva. Somente de egressos do ATeG, programa existente desde 2021, são mais de 300 produtores capacitados gratuitamente. Destes produtores acompanhados, a produção anual é superior a 70 toneladas de mel.
“O objetivo com o evento é produzir transformações nas propriedades rurais por meio do conhecimento passado, troca de experiência e aprofundamento em atividades práticas, através das oficinas que serão desenvolvidas, além de garantir o desenvolvimento sustentável da cadeia apícola. A cadeia produtiva da apicultura vem crescendo na região nos últimos anos e despertando interesse por novos apicultores”, acrescenta Ramon Stéfano.
Toda a programação do Dia de Campo será realizada no Parque de Exposições de Janaúba, entre 8h e 16h. Ao longo do evento, as palestras irão abordar alimentação das abelhas; desafios produtivos para o semiárido e orientações para certificação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Ao todo serão sete oficinas práticas, com Orientação de cadastro de apiários junto ao IMA; Polinização; Potencial da Meliponicultura; Harmonização de queijos e mel; Migração de apiários; Alimentação alternativa e ainda Boas práticas de fabricação.
As inscrições para o evento seguem abertas, de forma gratuita, através de um link de formulário on-line, pelo endereço: www.encurtador.com.br/xZspq
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)