Detentos do Presídio Regional, em Montes Claros, colocaram fogo em pedaços de colchões na segunda-feira (7). Familiares dos presos apontaram três principais motivos para o protesto: redução no número de visitas, condições da comida fornecida para os detentos e problemas na entrega de produtos enviados por Correios.
“Quando fui fazer a visita nesse mês, só seis mulheres entraram. Eles falam que é porque não têm agentes. A gente chega, espera na fila e volta pra trás sem fazer a visita, que acontece uma vez no mês. Eles [presos] falam que a comida tá azeda e a gente também tá mandando as coisas por sedex, mas a entrega não tá sendo feita”, disse a esposa de um detento, que prefere não ter o nome divulgado.
“Hoje [segunda], só as primeiras cinco mulheres entraram, porque disseram que não tinha agente pra retirar os presos. A visita tinha que começar 8h, mas colocaram elas pra dentro depois das 10h, a visita só dura três horas. Eles estão lá sem receber pasta de dente e sabonete, a gente paga caro pra enviar e essas coisas não estão chegando”, falou a outra, que também não terá o nome exposto.
Os policiais penais integram um grupo de trabalhadores das forças de segurança que pedem recomposição de 41% para a remuneração, além de melhorias nas condições de trabalho.
a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informou que “os pedaços em chamas estavam sendo jogados para o lado externo da unidade por meio das ventanas. A situação de subversão da ordem foi prontamente controlada pelos Policiais Penais, sem a necessidade de intervenção do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR).”
A Sejusp afirmou que a unidade não sofreu danos em sua estrutura e não há presos feridos e/ou com necessidade de atendimento médico.
A Polícia Militar confirmou que foi acionada e falou que não houve necessidade de intervenção, a ocorrência entrou como princípio de motim. O Corpo de Bombeiros também foi chamado e três viaturas foram para o local.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)