Psicóloga explica que realizar esse processo diariamente redução de sintomas de depressão e ansiedade
Praticar a gratidão tem sido cada vez mais reconhecido como uma ferramenta eficaz para melhorar o bem-estar psicológico e físico. Cultivar essa prática pode levar a um aumento significativo da felicidade, melhora nas relações interpessoais e redução de sintomas de depressão e ansiedade.
De acordo com a psicologa e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Márcia Karine Monteiro, a gratidão está associada à liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer e recompensa. “Quando expressamos uma atitude de reconhecimento, nosso cérebro libera hormônio do prazer (um apelido comum, embora informal), que não só nos faz sentir bem, mas também reforça comportamentos, criando um ciclo de feedbacks positivo. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology revelou que a prática desse processo pode aumentar os níveis de energia, melhorar a disposição e promover um sono melhor”.
Ciclo de feedbacks positivo leva à liberação de substância química cerebral, aumentando nossa sensação de satisfação e felicidade, motivando a continuar praticando a gratidão. Esse efeito contínuo fortalece a capacidade de focar no positivo, mesmo em circunstâncias adversas, criando um ciclo virtuoso de aumento de paz de espírito e resiliência emocional.
“Pode ser simples, como manter um diário de gratidão, onde se anotam coisas pelas quais se é grato diariamente, ou simplesmente expressar verbalmente o agradecimento a outras pessoas em sua vida. Além disso, pessoas gratas tendem a ter uma visão mais otimista da vida, o que as ajuda a enfrentar situações estressantes de forma mais eficaz”, ressaltou Márcia Karine Monteiro.
Dicas para praticar a gratidão:
1. Diário da gratidão: Anote diariamente três coisas pelas quais você é grato;
2. Cartas de gratidão: Escreva cartas para pessoas que tiveram um impacto positivo em sua vida;
3. Meditação da gratidão: Pratique meditações focadas em sentimentos de gratidão;
4. Agradecimento diário: Expresse verbalmente sua gratidão às pessoas ao seu redor;
5. Reflexão noturna: Antes de dormir, reflita sobre os aspectos positivos do seu dia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)