DER aplica 7.467 autos de infração em ações de combate ao transporte clandestino no NM - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

DER aplica 7.467 autos de infração em ações de combate ao transporte clandestino no NM

Em 2020, o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) realizou 1.382 fiscalizações nas rodovias do Norte de Minas voltadas para o coibir o transporte clandestino de passageiros. As ações também têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos da utilização desse tipo de transporte.

Segundo o DER, na região, as fiscalizações ocorreram em pontos estratégicos das rodovias que passam por Montes Claros, Salinas, Januária, Janaúba, Pirapora e Brasília de Minas. Ao todo, foram abordados 15.264 veículos e emitidas 7.467 autos de infração.

“Para 2021 a fiscalização do DER-MG, em todo o estado e na região norte, nas ações previstas, pretende manter a mesma estratégia de trabalho adotada nos últimos anos, que busca agir sempre de acordo com a legislação vigente, em ações conjuntas com as entidades parceiras e de forma rotineira nos principais corredores de tráfego de cada região; buscando desta maneira conscientizar aqueles que pretendem atuar na prestação do serviço de fretamento e daqueles que pretendem fazer a contratação deste tipo de serviço”, fala o diretor de Operação Viária, Anderson Tavares.

Ainda em relação aos veículos, 4.974 veículos foram retidos e 87 apreendidos. Em 12, houve a necessidade da interrupção da viagem com o transbordo de 173 passageiros.

Orientações para passageiros e prestadores

O DER informou que os usuários podem consultar se a empresa contratada e se os veículos estão autorizados a realizar o serviço pelo site do DER-MG ou por meio do QRCode que fica no documento de autorização apresentada pelo prestador de serviço.

Já os profissionais que pretendem prestar o serviço de fretamento de viagens precisam ter a Autorização para Transporte Fretado (ATF). O documento necessário para a realização do transporte remunerado de pessoas e pode ser solicitado também no site do DER .