Em pronunciamentos no Plenário, parlamentares falaram sobre infraestrutura, segurança e emprego
Os pronunciamentos dos deputados em Plenário nesta quarta-feira (1/9/21) voltaram-se a anúncios de ações do governo estadual e elogios à atual gestão. Os deputados falaram de ações nas áreas de segurança, emprego e infraestrutura.
O deputado Arlen Santiago (PTB), comemorou o andamento de licitações para várias obras que vão beneficiar, em especial, a região Norte do Estado. Ele destacou, por exemplo, visita de representantes de três empresas ao município de São Francisco com vistas a conhecer o local e fazer suas propostas para licitação de uma ponte.
Outro exemplo foi um trecho da MG-402, entre as cidades de Urucuia e Pintópolis, que já teve licitação finalizada e deve entrar em obras já em setembro. O parlamentar comemorou, ainda, a viabilização recente de mais dois poços artesianos em Riachinho e o acordo para entrega de tomógrafos em Janaúba e Brasília de Minas.
Em um balanço do Agosto Lilás, voltado à conscentização sobre violências contra as mulheres, a deputada Celise Laviola (MDB) exaltou os resultados de operações policiais realizadas em 23 de agosto, em ação que foi batizada de Dia D da Operação Maria da Penha.
De acordo com a parlamentar, na ocasião, 636 pessoas foram presas por cometimento de violência contra a mulher ou por desrespeitar medidas protetivas. A ação, ainda segundo Celise Laviola, envolveu quase 5.500 policiais (civis, miliares e penais) e foi realizada concomitantemente nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Estado.
Celise Laviola comemorou, ainda, a retomada dos pagamentos integrais dos servidores públicos estaduais no quinto dia útil de cada mês. Há mais de cinco anos, os pagamentos dos servidores estavam sendo parcelados.
Parlamentar comemora geração de empregos
Já a deputada Laura Serrano (Novo) destacou que o índice de desemprego em Minas Gerais está abaixo do nível nacional e que, segundo os dados oficiais do Ministério da Economia, o Estado gerou, no último mês de julho, 34 mil empregos. Segundo ela, foram 220 mil empregos formais criados em Minas Gerais entre janeiro e julho.
Ela chamou a atenção para a consistência na geração de empregos, já que o número de novas vagas estaria aumentando desde julho de 2020. Os dados demonstram como a desburocratização e a simplificação do ambiente de negócios traz consigo desenvolvimento social, já que geração de renda é fundamental”, disse.
Laura Serrano salientou, ainda, a importância da capacitação e destacou que o programa Trilhas do Futuro, que visa capacitação profissional de jovens do ensino médio, está com as incrições abertas e o número de vagas disponíveis foi ampliado de 10 mil para 75 mil. (Com informações do Portal ALMG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)