GIRLENO ALENCAR
O deputado Zé Reis recebeu o pedido da Universidade Federal de Minas Gerais para viabilizar o projeto ‘Barragens Subterrâneas’, criado pelo Instituto de Ciências Agrárias, sediado em Montes Claros, para reter as águas das chuvas e com isso, recuperar e elevar o lençol freático e ajudar o homem do campo.
No sábado, o deputado se reuniu com o professor Flávio Pimenta de Figueiredo, especialista em recursos hídricos, que trouxe essa tecnologia do Nordeste, usada na localidade de Vereda Grande, na zona de Itacarambi, onde ocorreu um incêndio e a área degradada acabou recuperada com o uso dessa tecnologia. Um projeto piloto foi iniciado na Serra do Cabral, em Francisco Dumont, no Norte de Minas para manter as águas das piscinas da cidade.
Flávio Pimenta pediu uma emenda parlamentar de R$ 100 a R$ 150 mil ao deputado para implantar quatro barragens subterrâneas no Peruaçu. O deputado anunciou que articulará com o prefeito Maurício Almeida esse projeto e depois o apresentará ao Estado, para ser levado para toda Minas Gerais.
Na reunião realizada na sede do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Ambiental do Norte de Minas (Codanorte), sábado a tarde, em Montes Claros, o professor Flávio Pimenta de Figueiredo salientou que as recentes chuvas registradas no Norte de Minas foram de 1.300 milímetros e acabaram desperdiçadas, pois não foram retidas e em pouco tempo a região voltará a enfrentar os danos causados pela estiagem. Ele lembrou que esse projeto é de cunho cientifico, pois todo processo é monitorado por especialistas e ajuda a recuperar o Bioma do Cerrado, muito degradado por várias ações, apesar de ser a caixa d’água do país.
O deputado Zé Reis lembra que uma das principais conquista dessa tecnologia é que a acadêmica e o mundo cientifico comprova uma prática conhecida pelo homem do campo. Prometeu amplo apoio à iniciativa e buscará forma de viabiliza-lo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)