GIRLENO ALENCAR
O deputado Zé Reis, do Podemos, propôs ao Estado, na manhã desse sábado, que seja aumentada a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 nas regiões que foram classificadas na Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Ele participou da reunião da videoconferência organizada pelo Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, com os prefeitos e os deputados da bancada do Norte de Minas, que aprovou a inserção da macrorregião de saúde do Norte de Minas, saindo da Onda Vermelha para a Onda Roxa. Com isso, por 15 dias, os 86 municípios do Norte de Minas estarão apenas com as atividades essenciais em funcionamento. O ato será referendado pelo Comitê Extraordinário Estadual da Covid-19.
Na abertura dos trabalhos, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, mostrou que a microrregião de Montes Claros está com altos indicadores, que justificam migrar para a Onda Roxa, mas citou que as microrregiões de Janaúba e Taiobeiras têm indicadores melhores. O prefeito Humberto Souto mostrou que a macrorregião de Saúde está diretamente vinculada a Montes Claros e que existia risco de se adotadas medidas isoladas em cada uma das 11 microrregiões do Norte de Minas, os pacientes migrarem para os locais com menos problemas. O Estado propôs que fosse votado, em bloco, para os 86 municípios.
Na sua participação, o deputado Zé Reis salientou a importância de o Estado ouvir os municípios do Norte de Minas, pois poderia tomar a decisão para ser cumprida e explica que os comerciantes têm reclamado do fechamento das atividades econômicas. Ele propôs que fosse articulada através da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), através da imprensa, uma campanha de informação e conscientização da população. O deputado Zé Reis citou especificamente que suspendeu suas agendas que promoveriam aglomerações de pessoas. Porém, entende que o Estado poderia encaminhar mais doses de vacinas para os locais da Onda Roxa. Pediu ainda que onde estiver sobrando equipamentos, que sejam destinados aos locais onde falta.
O secretário estadual Carlos Eduardo Amaral explicou que Minas Gerais deverá receber dois milhões de vacinas e que estudará como distribuir as vacinas. No caso dos equipamentos, o secretário estadual mostrou que as demandas têm de ser apresentadas para apreciação imediata. Depois de encerrada a reunião, o governador Romeu Zema anunciou pelas redes sociais o decreto publicado no Diário Oficial para o Norte de Minas ser classificado na Onda Roxa do Minas Consciente.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)