O deputado Zé Reis, do Podemos e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, participou do anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, do evento “Construindo seu futuro – Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa e do lançamento do livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais – Construção de política inovadora com rede de parceiros”. O deputado salientou que esse é o maior passo na área educacional dos últimos dias e Minas Gerais sai na frente, ao implantar esse modelo no ensino publico.
A partir do próximo ano, o estado dará o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas. Serão 210 novas escolas, que se juntam às atuais 391 unidades que já disponibilizam o EMTI, chegando à marca de 601 escolas de EMTI em 2022. Com a expansão, no próximo ano, serão oferecidas cerca de 97 mil vagas na modalidade. O governador Romeu Zema destacou os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, como a reforma de cerca de 1.200 prédios escolares, aumento no repasse para a merenda escolar e investimentos na troca do mobiliário, além da regularização do pagamento dos salários e das férias-prêmio.
“Tudo isto demonstra nosso cuidado com a educação. Com a expansão do ensino em tempo integral, estamos propiciando um futuro melhor para os alunos, aumentando as chances de conseguir um emprego, de passar em um vestibular. Vamos fazer muita diferença na vida destas pessoas, que agora passam a ser 97 mil alunos”, afirmou o governador. Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, o número de escolas que agora passam a atender em tempo integral e o número de vagas disponibilizadas foram multiplicados em oito vezes após o início da atual gestão estadual. Ela também ressaltou que as escolas estão mais preparadas, com mais conforto e segurança para professores e estudantes.
O deputado Zé Reis lembra que a transformação do mundo passa pela educação e o governador Romeu Zema dá um passo muito importante, para colocar Minas Gerais na vanguarda dessa mudança. “Temos países como a Coreia do Sul e Japão que sofreram a transformação com a revolução na educação. Minas Gerais caminha na mesma direção”, explica o deputado.
O programa tem o compromisso de promover a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens. A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas. A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, dando ao estudante um leque de opções após o encerramento do seu percurso.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)