Deputado Zé Reis agradece ao ministro pela federalização da BR-135 - Rede Gazeta de Comunicação

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Deputado Zé Reis agradece ao ministro pela federalização da BR-135

GIRLENO ALENCAR

O deputado Zé Reis agradeceu ao ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas, pela federalização da BR-135, no trecho de Itacarambi a Manga, pois afirma que o ministro publicou na quinta-feira (17) o ato que confirma esta federalização. Em discurso na reunião extraordinária da Assembléia Legislativa, no final da tarde de sexta-feira (18), que encerrou o ano legislativo, o deputado citou sua contribuição neste processo, pois foi relator dele na Comissão de Constituição e Justiça, onde deu parecer favorável à iniciativa.

Em seu pronunciamento, o deputado citou que este ano foi alvissareiro, pois conseguiu com o governador Romeu Zema a realização do projeto de pavimentação da BR-479, no trecho de Januária a Chapada Gaúcha, quando foi assinado o convênio. Com isso, interligará o Norte de Minas ao Centro Oeste brasileiro e especificamente em Brasília. Ele salientou a ajuda dos prefeitos Maurício Almeida, eleito em Januária e Roberto Adalberto Mota Dias, o Robinho, de Coração de Jesus.

O deputado Zé Reis citou ainda que foi autor do Projeto de Lei 905/2019, que prioriza a aplicação de recursos provenientes de concessões públicas em obras viárias na região da concessão. O Projeto de Lei pode garantir a aplicação de até R$ 4,2 bilhões da concessão da BR-135 na área cortada pela rodovia, neste caso, o Norte de Minas e Centro de Minas. O projeto foi defendido pelo deputado na sessão extraordinária na no dia 2 de dezembro, quando mostrou que a partir da sua iniciativa, todas as regiões mineiras serão beneficiadas, pois agora mesmo o Estado anunciou R$ 7 bilhões de concessões e os recursos poderão ficar na respectiva região da obra.

Em seu encaminhamento de voto, o deputado Zé Reis frisou que o Estado decidiu fazer a concessão da BR-135, no trecho de Montes Claros à BR-040 e Belo Horizonte, mas os preços dos pedágios são muito altos, em relação ao benefício alcançado. Ele lembrou ainda que um produtor rural que sair do Norte de Minas para trazer sua produção para ser colocada no Ceasa em Belo Horizonte, pode pagar de R$ 8 a 10 mil somente de pedágios, para duas viagens por semana. No seu entendimento, se o pedágio fosse mais barato, não haveria tanta reclamação.

O deputado apontou que em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, a falta do Anel Rodoviário Norte despeja 3.000 caminhões de carga por dia na cidade, colocando o risco de acidentes e mortes. Com esse seu projeto, o Anel Rodoviário Norte também pode ser construído, assim como a BR-135, no trecho de Itacarambi a São João das Missões, um trecho com pouco menos de 30 quilômetros e depois até Manga. Isso abriria espaço para o escoamento da produção do Norte de Minas para o Norte e Nordeste do Brasil, tendo em vista que a BR-135, criada por Juscelino Kubstichek, termina em São Luiz, no Maranhão.