Deputado Paulo Guedes pede Codevasf para construir barragens - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Deputado Paulo Guedes pede Codevasf para construir barragens

GIRLENO ALENCAR

O deputado Paulo Guedes participou sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Montes Claros em homenagem aos 50 anos de implantação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), quando afirmou que a bancada federal de Minas Gerais sempre foi e continuará sendo parceira da Codevasf, colocando emendas e fez apelo para a empresa reestruturar alguns projetos, como a construção de algumas barragens. “A Codevasf não é só o rio São Francisco, mas atua em outros estados. Por isso, é importante reconhecer a sua atuação. Precisamos pensar grande, produzir água e segurá-la para não passar tantas dificuldades. Temos que reestruturar alguns projetos, como a construção de algumas barragens que contribuem sempre para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, comentou o parlamentar.

O evento contou com a participação de funcionários, lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede). O segundo-secretário da Câmara, Wilton Dias (PTB), presidiu a solenidade.

O proponente atribuiu a homenagem como uma celebração aos 50 anos da Codevasf, considerada um dos mais importantes ‘braços’ do governo federal, em Montes Claros e Norte de Minas. “Uma empresa que nos dá orgulho e que foi, e continuará sendo, com a graça de Deus, por muitos anos, fundamental para o progresso e desenvolvimento da nossa região. É uma empresa tão séria e eficiente, que recebe recursos públicos via emendas parlamentares para que os mesmos sejam destinados em obras de drenagem e pavimentação, além da compra de máquinas e tratores, apoiando e dando sustentação a associações comunitárias das mais diversas formas, com um corpo técnico competente. Importante que através da Codevasf, o nosso trabalho consegue chegar na ponta, nas pessoas que mais precisam. Tenho a honra de ter sido o vereador proponente desta homenagem e agradeço o apoio dos colegas vereadores que referendaram por unanimidade.”

A deputada estadual Leninha (PT) assinalou que, nas comemorações dos 50 anos da Codevasf, Minas Gerais é presenteada com mais uma superintendência do órgão em Belo Horizonte, e reconheceu a importância da Câmara Municipal ao prestar essa homenagem. “A Codevasf tem muitos desafios. Os funcionários são o ‘corpo’ da empresa. As obras são importantes, mas os funcionários são mais importantes, na construção de importante projetos para nossa região. Nós acreditamos na força da Codevasf para chegar em lugares onde as pessoas precisam.”

O presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, agradeceu o vereador Cláudio Rodrigues e aos vereadores pela homenagem e anunciou que a empresa receberá um aporte de R$ 350 milhões para ajudar o rio São Francisco, em Minas Gerais, como forma de garantir a segurança hídrica. “A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar a meta, começando pela concessão do Projeto Jequitaí”.

“Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco). A Codevasf está crescendo com mais áreas de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do governo federal para investimentos nas áreas mais carentes do país. Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios, queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários.”


Presidente do Cimams participa de homenagem aos 50 anos da Codevasf

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, participou na noite dessa sexta-feira (26/01), da sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Codevasf, promovida pela Câmara Municipal de Montes Claros, a partir de proposição do vereador Cláudio Rodrigues.

O líder municipalista ressaltou a importância que a empresa tem para o Norte de Minas, no atendimento aos municípios, com emendas oriundas dos deputados e que têm ajudado a incentivar a inclusão produtiva, a universalização do acesso e uso da água, projetos de irrigação e grandes obras de infraestrutura: pavimentação de estradas, esgotamento sanitário, além da aquisição de máquinas e tratores.

“O Cimams é parceiro da Codevasf. Esta homenagem, promovida pela Câmara Municipal de Montes Claros aos 50 anos de implantação da empresa, faz justiça à sua atuação e ao seu corpo de funcionários, sempre prestativo e dedicado em atender os prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da nossa região. Juntamente com a Codevasf reunimos os prefeitos da região, para o lançamento do estudo socioeconômico e de infraestrutura dos municípios, buscando otimizar e tornar mais assertivo os benefícios conduzidos pela companhia, através da sua superintendência em Minas Gerais, localizada em Montes Claros. É importante que os nossos deputados da bancada do Norte e senadores, no Congresso Nacional, continuem destinando as emendas através da companhia para a realização de projetos essenciais. Parabéns a Codevasf e que venham outros 50 anos, com mais obras e investimentos para nossa região.”

Codevasf em Minas Gerais

Em julho de 2024, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) celebrará 50 anos de implantação.  Criada em 1974, a empresa, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atua hoje para promover o desenvolvimento regional, de forma integrada e sustentável, em bacias hidrográficas distribuídas por 2.675 municípios, o que corresponde a 36,6% do território nacional.

Em Minas Gerais, a Codevasf atuava apenas na bacia hidrográfica do rio São Francisco, em 172 municípios, por meio da 1ª Superintendência Regional, com sede no município de Montes Claros–MG. Com o advir da Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020 passa a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari.

A Codevasf pode atuar num total de 356 municípios no Estado de Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Belo Horizonte. (Arthur Júnior)