Deputado Paulo Guedes pede ajuda do Ministério da Saúde para o Samu - Rede Gazeta de Comunicação
Deputado Paulo Guedes pede ajuda do Ministério da Saúde para o Samu

GIRLENO ALENCAR

O deputado federal Paulo Guedes e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista, protocolaram, no Ministério da Saúde, pedido de recursos para a implantação de bases do Samu em Grão Mogol e Jequitaí e a inserção de Unidades de Suporte Avançado nos municípios de Manga e Salinas. Eles também solicitaram aumento do valor repassado pelo governo federal para a manutenção do Samu no Norte de Minas. O foco é promover a descentralização das unidades de atendimento do SAMU Macro Norte. Os municípios de Curral de Dentro, Verdelândia, Mirabela, Mamonas e Olhos-d’ Água foram contemplados com uma base do SAMU Macro Norte cada uma. Em Bocaiuva, Francisco Sá e Monte Azul a população já contava com uma unidade do SAMU no município e passou a contar com Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Depois de diversas reuniões junto aos órgãos competentes do Governo do Estado e Federal, na edição de 27 de dezembro de 2017 do Diário Oficial da União, foi publicada a Portaria do Ministério da Saúde (nº 3.863) autorizando e regulamentando que o Fundo Nacional de Saúde repasse recursos aos entes federados para aquisição de ambulâncias de Suporte Avançado de Vida. Já a Portaria Ministerial n° 4.111, de 29 de dezembro de 2017, aprovou a instalação das Unidades de Suporte Básico. A inserção de Unidades de Suporte Avançado nos municípios de Manga e Salinas vem fortalecer a região. As USA’s são tripuladas por médico, enfermeiro e condutor socorrista, enquanto que as unidades básicas tem uma equipe formada por condutor socorrista e técnico em enfermagem. 

O SAMU Macro Norte recebeu em 2017, 26 ambulâncias novas, o que se traduziu em uma renovação de 55% das unidades que atuavam no Norte de Minas. Em 2018, o Cisrun recebeu mais 11 ambulâncias para a ampliação da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Norte de Minas. Em setembro de 2019, o SAMU recebeu mais cinco novas ambulâncias e, em 2020, houve a maior renovação de frota da história do Cisrun. Foram 39 novas viaturas recebidas do Governo Federal, o que representou um investimento de R$ 7 milhões. Com isso, foi possível renovar 70% das ambulâncias das bases do SAMU.

Com a entrega dos veículos, e a autorização do Ministério da Saúde, foi possível ampliar o serviço do SAMU Macro Norte em sua área de atuação, uma das bandeiras levantadas pelo atual gestor. Os municípios de Bocaiuva, Monte Azul e Francisco Sá receberam Unidades de Suporte Avançado (USA). Já as cidades de Mirabela, Jequitaí, Olhos-d’Água, Curral de Dentro e Verdelândia, que não possuíam bases do SAMU, foram contempladas com Unidades de Suporte Básico. A expectativa é de que, ainda este ano, o Cisrun implante duas unidades avançadas em Manga e Salinas e duas de suporte básico em Grão Mogol (na localidade de Vale das Cancelas) e em Jequitaí.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: