O deputado federal Delegado Marcelo Freitas, presidente do PSL de Minas Gerais, frisa que o Dia da Mulher leva a uma reflexão sobre o papel da mulher na atualidade e destaca que os avanços foram consideráveis e devem ser ampliados cada vez. Ele lembra que, especificamente na cidade de Montes Claros, a grande expectativa é de implantar o Hospital Especializado da Mulher, credenciado pelo Sistema Único de Saúde e, por isso, se dispõe a arrumar os recursos no Ministério da Saúde ou mesmo de emenda parlamentares, para viabilizar essa iniciativa, criada em 2008 e até agora, sem sair do papel. A ideia é que esse espaço funcione somente para atender as mulheres na área de saúde, com equipe médica especializada.
Na visão do deputado Marcelo Freitas, Montes Claros está dependendo apenas desse hospital para estar todo estruturado no atendimento da mulher, pois no dia 5 de fevereiro passado inaugurou o Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM) e, ainda, instalou a Casa de Abrigo Feminino. “Sinto-me honrado quando a Arquidiocese de Montes Claros tomou a iniciativa de criar essa casa de acolhimento só para mulheres. Além de contribuir com o aluguel do imóvel provisório, ainda destine R$ 250 mil de emenda especifica. Vamos liberar a verba esse ano e permitir que tenha espaço próprio” – cita o parlamentar.
Ele observa que o protagonismo da mulher em Montes Claros começou em 1.930 com Dona Tiburtina, depois na década de 70 com Dona América Eleutério, que foi candidata à vice-prefeita na década de 70. Depois com a eleição da professora Aparecida Bispo em 1982. Na defesa da mulher, teve início quando a então delegada Maria Neusa Rodrigues criou a Delegacia da Mulher, que foi reativada em 2013 por articulação da Maçonaria com vários parceiros. Depois veio o Núcleo de Defesa da Mulher na Defensoria Pública, Abrigo para a Mulher Vítima de Violência, Patrulha Doméstica de Combate à Violência conta a Mulher e, agora, com este Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM).
O deputado lembra que o PSL em Montes Claros tem o PSL Mulher, presidido por sua esposa, Deyslane Freitas, que é um espaço onde as mulheres debatem diversos projetos e propostas, criando um cenário de inserção da mulher na política. Ele afirma que o partido, mesmo novo, já tem uma vereadora na Câmara Municipal, que é Maria das Graças Corrêa, onde desempenha papel sério e competente. Na última eleição, o PSL foi o único partido em Montes Claros que teve o numero máximo de mulheres como candidatas. (GISSELE NIZA – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)