O Deputado Federal Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG) participou em Catuti, de visita técnica ao Projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas. Coordenada pelo prefeito da cidade, Derlermando França, a visita contou também com a presença da secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, prefeitos e agricultores familiares da região. Implementado em 2006, o projeto envolve 125 agricultores familiares de 12 municípios. O parlamentar destacou a importância das ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da cultura no Norte de Minas.
“Esse é um projeto de extrema importância para o Norte de Minas, dado que pretende central o fortalecimento da cultura com o uso de tecnologias modernas, a criação de condições e oportunidades de planejamentos de safra e alternativas sustentáveis, além de aumentar a geração de emprego e renda. Nosso mandato apoia integralmente as ações desenvolvidas para manter o homem no campo e fortalecer a economia de toda a região”, afirmou Marcelo Freitas.
O parlamentar destacou também a importância da união de esforços entre os deputados da região, governos Federal e Estadual, além dos municípios, para o pleno funcionamento do Centro de Difusão e Tecnologia Algodoeira de Catuti (CEDITAC).
“O centro visa difundir tecnologias geradas na região tais como, preparo do solo, plantio, manejo de pragas e doenças, fisiologia e nutrição de plantas, fabricação de torta e extração de óleo, deslintamento de sementes e novas tecnologias de pulverização agrícola nas áreas de lavouras e pastagens, para dotar os pequenos produtores da nossa região de infraestrutura no combate às pragas”, explica Marcelo Freitas.
Também participaram da visita técnica os prefeitos das cidades de Santo Antônio do Retiro Ivo do Sindicato, Nova Porteirinha Regina, Rio Pardo de Minas Tuquinha, Monte Azul Dr. Paulo, Serranópolis de Minas Marcão e de Porteirinha Juracy; os vereadores de Catuti: Helton Ramos, Fernando Barbosa, Paulo Alves, José Aparecido, Maurício Santos e Arnaldo Custódio; e ainda do deputado estadual Arlen Santiago, representantes da Emater, de associações, cooperativas e produtores de algodão da região.
CEDITAC | Construído no âmbito do “Projeto Regional para o Aperfeiçoamento de Técnicos Africanos em Cotonicultura”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Centro de Difusão e Tecnologia Algodoeira de Catuti beneficiará o setor algodoeiro de Catuti e demais municípios envolvidos, em um espaço de compartilhamento, troca de experiências e boas práticas brasileiras, em cotonicultura, com 15 países da África (Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameroun, Côte d’Ivoire, Chade, Etiópia, Mali, Quênia, Tanzânia, Moçambique, Malawi, Togo, Senegal e Zimbábue), levando o conhecimento produzido ali e o nome da região para o cenário internacional. (GISSELE NIZA – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)