Deputado Marcelo Freitas anuncia apoio à candidatura de Artur Lira - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Deputado Marcelo Freitas anuncia apoio à candidatura de Artur Lira

GIRLENO ALENCAR

O deputado federal Marcelo Freitas, do PSL de Minas Gerais, anunciou ontem de manhã que estará apoiando a candidatura do deputado Artur Lira, do PP de Alagoas, para a presidência da Câmara dos Deputados. O candidato tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Marcelo Freitas explica que desde o primeiro momento acompanhou o nome de Artur Lira. Na terça-feira o deputado alagoano anunciou que conseguiu ampliar de 32 para 36 os deputados do PSL que o apoiam e, desta forma, deve ter o partido no seu bloco. O bloco de Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante e espera a manifestação do Podemos, com 10 deputados e com ingresso do PSL, chegará a 259 deputados.

Segundo o deputado Marcelo Freitas, o nome de Artur Lira tem mais consistência na Câmara dos Deputados, além de permitir melhor entrosamento entre os Poderes Legislativo e Executivo. Freitas avalia que o clima de hostilidade entre os dois poderes acaba prejudicando o país e de forma direta à população, pois impede que os benefícios cheguem na ponta, diretamente com a comunidade. O deputado afirma que o PSL enfrentou resistências internas, que impediram todos os deputados andarem unidos. Mas, agora, com esse novo cenário, onde maior quantidade de deputados decidiu apoiar a chapa apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, o partido se revigora.

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados acontecerá na segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, onde os 513 deputados eleitos em 2018 devem comparecer ao Plenário da Câmara, em Brasília, para participar da votação. Eles devem escolher, além do presidente, duas vice-presidências, quatro secretarias da mesa diretora da Câmara, e quatro suplentes. A votação é decidida por maioria simples: para um candidato ser eleito, é preciso ter 50% + 1 dos votos – ou seja, 257 indicações. Caso nenhuma candidatura atinja essa quantidade, acontece um segundo turno com os dois candidatos mais votados. Os votos são secretos.

Há, até o momento, oito candidaturas que são cogitadas, mas os dois nomes favoritos são os de Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e de Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há ainda  as candidaturas de Luiza Erundina (PSOL)Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG) também anunciaram a intenção de concorrer ao cargo.