Delegacia mostra pandemia aumentando tráfico de drogas em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Delegacia mostra pandemia aumentando tráfico de drogas em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

A Delegacia Especializada Anti Drogas da Polícia Civil constatou o aumento do tráfico de drogas em Montes Claros, em razão da Pandemia Coronavirus, segundo avaliação do delegado Alberto Tenório Cavalcanti, na manhã dessa quarta-feira, durante a reunião do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas, realizada na sala de eventos da Região Integrada de Segurança Pública, em Montes Claros. O delegado explicou que uma das justificativas foi que as pessoas se isolarem em sua casa, até mesmo em home oficcie e, com ociosidade, passaram a consumir mais drogas. O seu posicionamento foi referendado pela delegada Josemary Cristina Sales Freitas, da Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, que participou da reunião.

O delegado pediu a ajuda do COMAD para serem criadas políticas públicas em Montes Claros para conter o tráfico de drogas e ainda que haja uma campanha de sensibilização da classe política para reverter a decisão judicial que impede buscas em veículos onde existem suspeitas de drogas, sob risco de abuso de autoridade. O presidente do COMAD, William César Ireno anunciou que pedirá ao Conselho Estadual para encaminhar a demanda ao Conselho Nacional, assim como acionará todos os deputados federais votados no Norte de Minas. Alberto Tenório mostrou que cresceu a quantidade de ocorrências policias de casos de drogas, pois foram 1.522 em 2020 contra 1.647 em 2021 até o dia 9 de novembro. Porém em procedimentos adotados ocorreu uma queda, de 778 em 2020 contra 709 em 2021. A Delegacia tem apenas seis agentes para cobrir toda cidade de Montes Claros.

O levantamento realizado pela Delegacia Especializada Anti Drogas da Polícia Civil mostra que 70% dos casos envolvem pessoas na faixa etária de 18 a 34 anos, assim como o aumento de 129% no envolvimento de adolescentes no tráfico de drogas, o que comprova que eles entram cedo nessa ação criminosa e persistem enquanto adultos. O delegado citou que em uma festa clandestina na cidade um comprimido de ecstasy estava sendo vendido a R$ 100,00. A delegada Josemary Cristina explicou que a Polícia Federal realizou a maior mobilização contra o tráfico de drogas, na Operação Balada, com o envolvimento de 853 agentes, que teve uma parte realizada em Pirapora. Ela lembra que o foco é pegar os líderes do tráfico, com a indisponibilidade dos bens e cortar a lavagem de dinheiro, para cortar a rede pela cabeça.

%d blogueiros gostam disto: