Defesa Civil orienta evacuação de ilhas por causa da cheia no rio São Francisco - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Defesa Civil orienta evacuação de ilhas por causa da cheia no rio São Francisco

GIRLENO ALENCAR

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pirapora, a Marinha do Brasil e a Polícia Militar se reuniram com os presidentes das associações das Ilhas Fluviais em Pirapora, para saber da real situação de cada local e se todos evacuaram a área. Foi constatado que na ilha do Coqueiro ainda existiam algumas famílias, o que foi necessário uma operação em conjunto, envolvendo a Marinha do Brasil, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Todos foram orientados a evacuar a área e inclusive uma família foi conduzida ao município pela própria As ações de prevenção contra desastres provocados pelas chuvas continuam em Pirapora.

Desde a última semana com os alertas emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM e o Boletim diário da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que comunica o aumento da vazão de defluência e o grande volume de águas do rio Abaeté, que o município de Pirapora está alerta com relação ao nível do rio São Francisco. Todos os órgãos envolvidos nas ações de socorro, Defesa Civil Municipal, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil, Secretaria de Projetos e Obras, Secretaria da Família e Políticas Sociais, Secretaria de Saúde, SAAE e Secretaria de Educação vem se mobilizando e alinhando ações a fim de diminuir os danos causados pelo desastre ou mesmo evitar qualquer situação de risco.

Com o aumento do nível do rio, no último sábado todos os envolvidos nas ações de socorro estiveram reunidos no Auditório da Polícia Militar, para uma reunião de alinhamento e mobilização, onde ficaram definidos os próximos passos diante da previsão de cheia do Velho Chico e a evacuação imediata das Ilhas Fluviais: Coqueiro, Pimenta e Marambaia, a fim de garantir a segurança de todos os seus moradores. Todos os presidentes das ilhas foram informados pela Defesa Civil da necessidade da evacuação das mesmas. Também no sábado a Defesa Civil realizou juntamente com a Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros, vistoria onde foi registrado o início da inundação da ilha do Coqueiro.

Cada ação tem impactado de uma maneira diferente na prevenção de desastres, pois o objetivo principal das forças militares e municipais é preservar a vida humana. A Defesa Civil faz um alerta para que a população não se arrisque e evite as áreas de risco, e que os ribeirinhos estejam atentos ao aumento do nível do rio. “Muitos municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência, e pedimos que os piraporenses evitem as áreas de risco, não é o momento de nadar no Rio São Francisco. Sejamos todos cautelosos, pois nossas vidas não tem preço. Em caso de perigo ou inundações acione o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, comenta Carla Dias, coordenadora da Defesa Civil de Pirapora.