DA REDAÇÃO
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais quatro cidades brasileiras atingidas pela seca. Estão na lista São João da Ponte, no Norte de Minas, e outras duas cidades de Minas Gerais: Cachoeira de Pajeú e Corinto. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (25).
Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
O prefeito Danilo Veloso disse que procura atender às necessidades do município quanto à crise hídrica. A prefeitura e as secretarias que compõem sua gestão buscam estimular à população a economizar esse recurso por meio de projetos nas escolas e blitz educativas que incentive a conscientização da falta de água. “A conscientização é a ferramenta principal para que todos enxerguem a real realidade que encontra o meio ambiente”, disse Veloso.
Solicitação
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)