Defesa Civil Nacional reconhece emergência das chuvas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Defesa Civil Nacional reconhece emergência das chuvas

GIRLENO ALENCAR

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou ontem, no Diário Oficial da união a portaria no 568,  que reconhece Situação de Emergência em 116 municípios de Minas Gerais, sendo que do norte de minas tem apenas Curral de Dentro. A portaria assinada por Wolnei Wolff Barreiros reconhecer, em decorrência de Tempestade Local/Convectiva – Chuvas Intensas, e reconhecida a situação de emergência. Os municípios de Vargem Grande do Rio Pardo, Glaucilândia, Capitão Enéas, Rio Pardo de Minas, Lontra, Brasília de Minas, São João do Paraíso, Juramento, Salinas, São Francisco e Novorizonte também aguardam o reconhecimento.

Desde o dia 28 de outubro do ao passado, minas gerais decretou a situação de emergência por causa da seca em 81 municípios do Norte de Minas, e no dia 3 de novembro do passado foi publicada a portaria 3.200 de reconhecimento nacional, mas que não foi publicizado por causa da campanha eleitora.

O coronel Oswaldo Marques, que era chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e presidia a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a CEDEC-MG foi substituído no cargo pelo coronel Frederico Otoni. O governador lembrou os trabalhos desempenhados juntos em prol da população, ao parabenizar o comandante dos órgãos ao longo dos últimos anos. “Pude estar junto ao coronel Osvaldo em dezenas de cidades, prestando apoio humanitário. E a Defesa Civil foi um grande aprendizado para mim”, complementou.

Durante sua despedida do cargo, coronel Osvaldo enumerou indicadores de sucesso, como os dados relativos aos anos de 2021 e 2022, com mais de 500 missões atendidas pelos veículos terrestres da Defesa Civil, que superaram números superiores a de 3 milhões de quilômetros percorridos no estado. Foram mencionadas, ainda, 307 missões de aeronaves para trabalhos como segurança pública e transporte de órgãos a serem transplantados, “cumprindo o ideário de a nossa aviação ser para o povo mineiro”, disse, citando também a captação de água para 75 municípios do agreste mineiro e no ano passado.

No balanço que fez de seu comando, coronel Osvaldo frisou, também, a doação de 497 kits da Defesa Civil para os municípios e a capacitação de 5.500 mineiros para ser desempenharem os primeiros trabalhos de Defesa Civil em seus respectivos municípios.