A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais apresentou na manhã desta quarta-feira, dia 27 de novembro, o Projeto de Convivência com a Seca, em evento realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), onde serão distribuídas em média 1.500 cisternas de 16 mil litros para armazenar as águas das chuvas. O capitão Paulo Souza, do setor de operações da CEDEC-MG estima que os equipamentos deverão ser entregues a partir de fevereiro, pois foi aberto o processo de licitação, com recursos do comitê Pró-Brumadinho. Os coordenadores de 32 municípios do Norte de Minas onde a seca é mais acentuada foram capacitados e terão nesta quinta-feira a parte pratica no 10º batalhão.
O coordenador do Departamento de Defesa Civil da Amams, Sérgio Nassau, representou o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, e em discurso na abertura da capacitação explicou que estas cisternas são importantes para amenizar o drama do abastecimento de água, mas que terão novidades no plano seca de 2025, pois a Defesa Civil tem nova coordenação em Minas Gerais e novas ideias. O secretário executivo da Amams, Fellipe Leal apresentou ao capitão Paulo Souza, a máquina que produz água a partir do ar e mostrou que esta tecnologia de Israel é uma opção para resolver o problema de abastecimento de água para consumo humano no Norte de Minas e que a Amams fará um projeto piloto na comunidade quilombola de Alegre, em São João da Lagoa, para mensurar os impactos na saúde, ao oferecer água potável. Com os resultados alcançados, a iniciativa seria expandida para outros municípios.
O capitão Paulo Souza entende que esta tecnologia é importante e depois de concluído o projeto piloto, é possível o estado analisar a viabilidade de incluir em seu portifólio de serviços. Na reunião com os coordenadores municipais, ele lembrou que caberá a Defesa Civil Municipal ajudar no cadastramento das famílias que podem receber as cisternas. Este cadastro será comparado com o realizado pelo estado e quando for realizar a entrega das cisternas, acompanhar os técnicos da Defesa Civil Estadual na implantação destas cisternas nas casas selecionadas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)