JOYCE ALMEIDA
O Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior – SERES, vem realizando palestras para discutir sobre a qualidade do ensino superior no Brasil. O evento foi mais uma edição do ciclo de seminários Seres em Diálogo e abordou o tema “A persistência da Iniquidade na Educação Superior: dados da EaD, background e desempenho dos estudantes”.
A palestra foi conduzida pelo doutor Júlio Bertolin, professor da Universidade de Passo Fundo. Bertolin abordou os avanços na diversidade do perfil dos matriculados em instituições de educação superior, as mudanças no perfil social dos concluintes e o desempenho dos concluintes das diferentes modalidades presencial e EaD. “No geral, estudantes com maior capital cultural e econômico têm desempenho significativamente melhor no Enade que os de menor nível socioeconômico”, analisou
Na modalidade de educação à distância, o professor mostrou dados do Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, mostrando que no período de 2015 a 2018, o número de matriculados superou o de alunos ingressos no ensino presencial. Bertolin explicou que esse aumento pode estar relacionado à problemas com a qualidade. “A desagregação por modalidade de ensino e background, demonstra que o desempenho dos concluintes da modalidade presencial é significativamente superior à performance dos concluintes da modalidade a distância nos três maiores cursos de EaD do Brasil”, afirmou.
Ainda foi abordado que o contexto socioeconômico pode ser um fator determinante para possibilitar ou não o acesso ao ensino superior. “Como o contexto social continua sendo um fator condicionante forte e a maioria dos estudantes de meios populares ingressa em instituições, cursos e modalidades com menor qualidade e status social inferior, certamente a expansão em curso está reproduzindo em alguma medida as desigualdades existentes no Brasil”, finalizou.
O seminário SERES ocorre todos os meses, abordando uma temática sobre a educação brasileira. O evento tem como objetivo aproximar formuladores de políticas públicas e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no meio acadêmico e no âmbito dos institutos de pesquisa governamentais. Especialistas do MEC também participam do seminário. (com informações do Ministério da Educação, sob supervisão de Stênio Aguiar)
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