Cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação de escorpiões - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação de escorpiões

JOYCE ALMEIDA

Estão cada vez mais frequentes os acidentes envolvendo a presença de escorpiões nas residências. Com o descarte irregular e também acumulação de lixo em casa, bem como o desmatamento, é comum o surgimento de animais peçonhentos como esses, que costumam aparecer não só em períodos chuvosos, mas também em qualquer período do ano, sendo necessárias medidas por parte da população, para evitar esse tipo de problema. Um exemplo é ter maior atenção na limpeza da casa, e, no caso das zonas rurais, um cuidado redobrado com os quintais.

Somente nos últimos três anos, o Brasil registrou um aumento de 76% em mortes provocadas por envenenamento de escorpião, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde. No país, só a partir de janeiro deste ano, foram mais de 65 mil acidentes e 52 óbitos, dados alarmantes, que não param de crescer.

O biólogo e responsável técnico do Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Carlos Fernando Rocha, explica que as pessoas que têm jardins e quintais devem ter mais atenção, pois os escorpiões gostam de ficar em lixo e entulhos. “Se nesses locais tiverem telhas e tijolos armazenados, é possível fazer um remanejamento, que é tirar esse material do lugar a cada dois meses. Tirar esse material da posição inicial dificulta o desenvolvimento de ninhadas pelos escorpiões, pois não há tempo para que eles se reproduzam”, pontua.

Esses animais têm o costume de entrar nas casas através de ralos do banheiro, cozinha, etc., e o profissional aconselha que o ideal é fechar esses locais com tela ou colocar um ralo específico que impeça a passagem dos escorpiões.

Em caso de acidentes com a picada desses animais, deve ser procurado um profissional médico no posto de saúde mais próximo, e lavar o local com água e sabão. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)